Micaela Costa

28 de 04 de 2022, 19:13

Diário

V. N. Paiva: 300 inscritos no Encontro Nacional de Sapadores Florestais

Encontro realiza a 6 de maio, em Vila Nova de Paiva. O encontro é aberto a toda a população e do programa fazem parte diversas iniciativas, como debates e exposições

Sapadores Florestais

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Encontro Nacional de Sapadores Florestais, que se realiza a 6 de maio, em Vila Nova de Paiva, vai contar com 300 participantes. As inscrições encerraram esta quarta-feira (27 de abril) e três centenas garantiram presença na ação organizada pelo Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC).

"O número de inscritos é muito satisfatório, já que não contávamos com esta adesão na primeira vez que o SNPC organiza o encontro e depois de alguns anos de interregno", disse ao Jornal do Centro Alexandre Carvalho, secretário-geral adjunto do SNPC.

Segundo o responsável, "entre os participantes estão 26 entidades patronais completas, como é o caso da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, município da Figueira da Foz, serviço municipal de Proteção Civil de Seia, Associação Florestal do Lima, Associação Florestal do Minho, representantes dos Sapadores Florestais do município de Silves e a freguesia do Touro".

No total, destaca Alexandre Carvalho, "deverão estar envolvidos no encontro perto de 500 pessoas, entre participantes, entidades e organização".

O encontro é aberto a toda a população e do programa fazem parte diversas iniciativas, como debates e exposições. A iniciativa arranca às 9h00, com a receção aos participantes.

Pelas 10h00 acontece o debate "O passado, presente e o futuro dos Sapadores Florestais", no Auditório Carlos Paredes, que vai contar com a participação de várias personalidades, como o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino; Nuno Banza, presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Domingos Xavier Viegas, professor Catedrático da Universidade de Coimbra; ou Luís Braga da Cruz, presidente da Forestis".

Depois do almoço convívio, às 14h30 é inaugurada a exposição itinerante "Dignificar e Valorizar o trabalhos do Sapador Florestal" e pelas 16h00 acontece uma palestra junto ao rio Paiva sobre a importância dos ecossistemas ribeirinhos, dinamizada pela GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

Durante todo o encontro, estarão espalhados pela vila meios estáticos da Proteção Civil, do ICNF, da GNR e dos bombeiros.