Geral

10 de 06 de 2022, 12:30

Diário

V. N. Paiva: freguesia do Touro distinguida como autarquia do ano

Freguesia recebeu o prémio pela revista Burel, que retrata o quotidiano e o passado da localidade. Publicação foi lançada há cerca de um ano e terceiro número vai sair este mês

touro vila nova de paiva

Fotógrafo: D.R./João Morgado

A freguesia do Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebeu esta semana o galardão de Autarquia do Ano, em Lisboa.

A junta foi distinguida devido ao trabalho desenvolvido pela revista Burel, que retrata o quotidiano e a história daquela localidade. O presidente da autarquia, Mário Morgado, realça que a distinção foi nas categorias de Cultura e Património e de Conservação e Património e destaca o impacto positivo que a distinção traz para a freguesia.

Segundo o autarca, a revista Burel, que foi lançada há cerca de um ano, já tem dois números publicados e é editada de forma semestral.

“O terceiro número vai sair este mês. A intenção é respeitar a cultura e as gentes da freguesia e a memória das pessoas que aqui habitaram e habitam e que deram vida à freguesia. Portanto, este é um prémio que nos honra e respeita as nossas gentes”, explica. A revista é distribuída com 1.000 exemplares.

Mário Morgado lembrou que o prémio de Autarquia do Ano reflete o trabalho dedicado à história e às memórias do Touro e frisou que uma freguesia que não respeita o passado “é uma freguesia que não terá futuro”.

“Portanto, é nossa intenção com esta revista fazer algumas orientações e perspetivar os desafios do futuro e agradeço a todos os que colaboraram com a Burel, que assim permitiram a entrega desta distinção, porque foi um trabalho árduo e ‘pro bono’”, concluiu o autarca.