Geral

20 de 09 de 2022, 11:39

Diário

Viriato de ouro e homenagens no Dia do Município de Viseu

Presidente da Câmara, Fernando Ruas, vai receber o Viriato de Ouro que lhe foi atribuído há oito anos numa cerimónia solene que terá lugar no Teatro Viriato

Cidade de Viseu

Viseu assinala já esta quarta-feira (dia 21) o seu feriado municipal. O presidente da Câmara, Fernando Ruas, vai receber o Viriato de Ouro que lhe foi atribuído há oito anos numa cerimónia solene que terá lugar no Teatro Viriato a partir das 11h30.

Antes, a Igreja de São José recebe às 9h30 a missa em honra de São Mateus, seguida de uma procissão feita no Campo de Viriato.. Na sessão solene do Dia do Município, serão entregues galardões a personalidades e instituições de Viseu e funcionários da própria autarquia.

Ao todo, são 12 as personalidades e entidades homenageadas, que receberão publicamente as distinções municipais.

Vão ainda ser distinguidos Dalila Rodrigues (historiadora de arte), António Ribeiro Carvalho (advogado), Maria Albernaz (profissional do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões), Real Tunel Académico, Eduardo Pinto (empresário) e José Cesário (ex-deputado e ex-secretário de Estado das Comunidades).

Todos eles vão receber medalhas de mérito do município, bem como José Luís Lucena e Vale e Sérgio Tavares, que serão homenageados postumamente.

A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo vai ser entregue a Luís Neves de Carvalho, António Guiné, Oliveira Santos e António Elísio Dias, que integraram a equipa que acompanhou o projeto do atual edifício do Hospital de Viseu nos anos 90 e foram administradores da unidade de saúde.

Nesta manhã, serão também homenageados os colaboradores do Município pelos seus 15, 20 e 30 anos de serviço.

A Mata do Fontelo recebe às 13h00 o almoço comemorativo do feriado municipal. À noite, a Igreja dos Terceiros acolhe a partir das 21h00 o espetáculo de novo circo “Esencial” da companhia Vaivén Circo, uma encenação inspirada no "Waldorf Rainbow", um brinquedo composto por pilares e arcos que proporcionam um cenário mágico. Às 22h00, Tilhon atua no palco principal da Feira de São Mateus, que terá amanhã o último dia da sua edição número 630.

Uma cidade com 2.500 anos de história, Viseu tem uma população de cerca de 100 mil habitantes. Capital de distrito, tem sido apontada como uma das cidades do país com mais qualidade de vida.

Procissão e novo circo cortam trânsito no centro da cidade
A realização da procissão em honra de São Mateus, a partir das 10h30 de amanhã, implicará o corte temporário de trânsito nos locais onde a imagem do santo irá passar.

Os cortes incluem a Avenida Emídio Navarro, a rotunda à entrada da Feira de São Mateus, a Avenida Capitão Homem Ribeiro, a Avenida Dr. António José de Almeida, a Rua Padre Costa, a Travessia do Campo de Viriato e a Igreja de São José.

Este percurso terá o acompanhamento da Polícia Municipal de Viseu.

Já em virtude da realização do espetáculo “Esencial”, o trânsito será cortado entre as 19h30 e as 23h00 nos entroncamentos da Avenida Alberto Sampaio com a Rua do Casimiros, a Rua Miguel Bombarda e a Rua 21 de Agosto, na Praça da República (Rossio) junto da saída poente da rotunda e no entroncamento da Avenida António José de Almeida com a Rua Conselheiro Afonso de Melo.

Estes cortes de trânsito terão interferências na última passagem das linhas 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19 do MUV, nas duas últimas circulações da linha C1 e nas quatro últimas circulações da linha C2. Já das 20h00 às 23h00, os cortes afetarão a última circulação das linhas 13, 19, C1 e as duas últimas circulações da linha C2.