Geral

19 de 04 de 2021, 15:39

Diário

Vereadores do PS exigem transparência no Viseu Cultura +

Tema foi levantado na última reunião do executivo da Câmara

teatro viriato

Os vereadores do PS na Câmara de Viseu pedem transparência e exigem que sejam revelados os critérios que estão por detrás da atribuição de apoios do programa municipal Viseu Cultura +, criado para ajudar artistas, bandas e coletividades do concelho face à situação pandémica.

O tema foi levantado recentemente na última reunião do executivo da Câmara pelo vereador José Pedro Gomes. O socialista refere que a oposição tem sido contactada por vários profissionais da cultura sobre esta questão e acusa o executivo liderado por Conceição Azevedo de secretismo.

“Temos sido contactados por vários profissionais e também há outros que se queixaram nas redes sociais. Desde 15 de fevereiro, que foi a data-limite das candidaturas, nós não avaliámos nem discutimos nada em reuniões da Câmara. Não sabemos quantos projetos foram aprovados, quais são os valores e se vai ser apresentado um calendário com a apresentação dos conteúdos. Pedimos à senhora presidente que nos pudesse dar alguns esclarecimentos”, afirmou.

Segundo dados avançados pela Câmara de Viseu em finais de março, o Viseu Cultura + iria apoiar financeiramente 93 promotores do concelho na realização de 166 atividades, incluindo sete projetos que seriam desenvolvidos por via digital, num investimento de 150 mil euros.

A oposição PS diz que não teve acesso a estes dados, nem teve conhecimento da forma como foram atribuídos os apoios.

“Nós não estamos a par das escolhas do executivo e do júri e, portanto, pedimos esse esclarecimento. Não sabemos quais são os critérios que levaram a estas escolhas. Não queremos estar sempre a tocar neste tema, mas a questão da injustiça e de alguma discricionariedade é sempre levantada, legitimamente, pelos profissionais”, afirmou José Pedro Gomes, acrescentando que a vereação socialista também não tem conhecimento das datas previstas.

“Se nós não trouxéssemos este tema à última reunião da Câmara, nunca mais saberíamos de nada”, rematou o vereador.

Contactado, o executivo do município viseense remeteu para o comunicado de 27 de março, onde é frisado que a escolha do executivo municipal tentou “abranger o maior número possível de agentes culturais”. Ao todo, a Câmara recebeu mais de 200 candidaturas abrangendo áreas como a música, as artes performativas, o cinema, as oficinais e o novo circo.

Os espetáculos deverão decorrer já este ano em quase todas as freguesias do concelho de Viseu, restando apenas 23 mil euros pelas candidaturas que não foram selecionadas na fase agora decorrida.

A autarquia acrescenta ainda que os promotores estão a ser contactados e que o processo está a seguir os trâmites normais.