Geral

23 de 09 de 2022, 15:40

Diário

Vila Nova de Paiva avança com novas bolsas de estudo

Câmara Municipal vai abrir, a 1 de outubro, as candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens do concelho que estudam no ensino superior

câmara vila nova de paiva

A Câmara de Vila Nova de Paiva vai abrir, a 1 de outubro, as candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo aos jovens do concelho que estudam no ensino superior. O anúncio foi feito esta sexta-feira pela autarquia.

A medida foi aprovada recentemente nos órgãos municipais. A candidatura deverá ser entregue até 15 de novembro nos serviços municipais de Educação e Ação Social. As bolsas têm uma duração de 10 meses que correspondem ao ano letivo.

O número de bolsas será determinado em função do número de candidaturas apresentadas e que preencham os requisitos de atribuição. Os apoios só podem ser dados a jovens que residam no concelho de Vila Nova de Paiva há, pelo menos, três anos.

A bolsa de estudo visa contribuir para custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas, entre outros gastos.

O valor da bolsa corresponde ao valor das propinas, segundo o limite máximo estabelecido no Orçamento do Estado que é de 697 euros para licenciaturas e mestrados integrados.

“Acima de tudo, esta bolsa de estudo é um incentivo para os nossos jovens irem para o ensino superior. É como um prémio por terem a coragem de seguirem os estudos e de não abandonarem após o secundário para trabalharem”, defendeu em julho o presidente da Câmara, Paulo Marques (PS), já depois da aprovação do regulamento na Assembleia Municipal.

O autarca lembrou que “a ação social já trata das carências económicas” dos estudantes do concelho e, por isso, “esta bolsa é um prémio e um incentivo no valor definido no orçamento, ou seja, perto de 700 euros anuais”.