Geral

09 de 12 de 2022, 18:17

Diário

Vila Nova de Paiva recebe 190 mil euros para enfrentar seca

Autarquia vai ter camião-cisterna para garantir transporte de água. Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente foi assinado esta sexta-feira

apa vila nova de paiva

Fotógrafo: D.R./Câmara de Vila Nova de Paiva

A Câmara de Vila Nova de Paiva vai receber 190 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para enfrentar a seca. As duas entidades assinaram nesta tarde de sexta-feira um protocolo de colaboração técnica e financeira com vista a adotar “medidas de combate” à escassez de água no concelho.

O acordo foi assinado pelo presidente da autarquia, Paulo Marques (PS), e pelo vice-presidente da APA, Pimenta Machado, numa cerimónia que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho.

Segundo a autarquia, a colaboração será “de natureza técnica e financeira, para a concretização de medidas que minimizem os impactos da seca severa no concelho de Vila Nova de Paiva”.

“À APA compete prestar todo o apoio técnico solicitado e assegurar o financiamento necessário até ao montante de 190.000 euros para a execução do protocolo”, acrescenta. O apoio financeiro vai servir para dar resposta às reativações e novas captações de água para fazer face à seca.

Ao abrigo deste acordo, o município vai comprar um camião-cisterna com capacidade até 30 mil litros para garantir o transporte de água em períodos de escassez hídrica.

O protocolo prevê também o financiamento de kits redutores de caudal para instalação nos domicílios e melhorias nas infraestruturas de reserva e tratamento de água.

Face ao contexto de seca severa no último verão, a autarquia de Vila Nova de Paiva fez duas novas captações e reativou as existentes.

Também este ano, por causa da seca, a Câmara chegou a cortar o abastecimento de água durante a noite na União de Freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas e na freguesia de Queiriga.

No distrito de Viseu, a APA já tinha assinado acordos com outras autarquias como Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul.