Geral

29 de 03 de 2021, 11:11

Diário

Vila Nova de Paiva: abatidas tílias centenárias da Praça do Município

Abate foi alvo de polémica e protestos no concelho

abate tilias vila nova de paiva

Foram abatidas as tílias centenárias da Praça do Município, no concelho de Vila Nova de Paiva. O abate foi feito recentemente pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto de regeneração urbana no centro da vila.

O abate foi polémico e mereceu a contestação de populares e movimentos ambientalistas que chegaram a colocar cartazes contra o corte. Na altura, o executivo municipal optou por pedir pareceres.

No ano passado, um estudo da Escola Superior Agrária de Viseu deu à Câmara a opção pelo abate ou pela preservação das árvores centenárias. No documento, os autores escreveram que era preciso “sensibilizar os decisores políticos e a população em geral para a necessidade de se preservar o património arbóreo dos espaços públicos”.

Das quatro tílias inspecionadas, três encontravam-se numa situação de risco elevado, tendo sido aconselhada a rápida manutenção ou o abate. O relatório indicava ainda que apenas uma das árvores podia continuar de pé, pois era a que se encontrava em melhor estado.

As tílias foram abatidas no âmbito do projeto de requalificação da Praça do Município de Vila Nova de Paiva, que conta com um investimento de cerca de um milhão e meio de euros.