Geral

23 de 06 de 2022, 12:25

Diário

Vildemoinhos: cortejo das Cavalhadas regressa com espírito de festa

É já esta sexta-feira que regressa a Viseu o cortejo das Cavalhadas. Há menos carros no desfile, mas a festa vai ser 'em grande', garante a organização

cavalhadas vildemoinhos desfile genérico

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

É já esta sexta-feira (24 de junho) que regressa a Viseu o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos. Os festejos, que já começaram no passado dia 16, voltam a ser celebrados em toda a sua força para a edição número 370, depois de dois anos de pandemia.

Segundo a organização, o desfile irá contar com menos carros alegóricos, num total de 17. O desfile começa às 9h00 da manhã.

“Também vamos integrar oito grupos de bombos e fanfarras e contamos ter um grandioso cortejo para apresentar a todos aqueles que nos vem visitar”, revelou Anabela Abreu, responsável pela comunicação da comissão de festas.

Nas festividades, que decorrem para além do dia do cortejo, a organização garantiu que o certame ia ser realizado com segurança, com esplanadas incluindo “tasquinhas de sardinhas onde podemos comer em segurança uma sardinha” no recinto. Esta quinta-feira (dia 23), está prevista a tradicional queima do pinheiro. As Cavalhadas terminam neste domingo (dia 26).

“Em Vildemoinhos, as pessoas estão ávidas de festas, todos nós, mas não significa ávidos de números. Vamos trazer o cortejo, em carros, em menor número do que em 2019, porque não foi permitido, tendo em conta o preço dos materiais que está muito inflacionado”, disse Anabela Abreu.

Na conferência de imprensa que apresentou as festas populares de junho em Viseu, a porta-voz revelou ainda que, “ao nível de pessoas, as cavalhadas abrangem muitos mais participantes no cortejo”. As Cavalhadas de Vildemoinhos receberam um apoio de 27.500 euros da Câmara de Viseu.

Por outro lado, já se cumpriu a promessa com os cavalos e a charrete a irem dar a volta à capela de São João da Carreira, num percurso transmitido online nas redes sociais.

De resto, o cortejo das Cavalhadas, que tem este ano um novo percurso, vai motivar novos cortes de trânsito em Viseu. A PSP anunciou que irá cortar a circulação rodoviária em várias artérias da cidade, entre as 9h00 e as 13h00.

O desfile começa na Rua Campo dos Trambelos e prossegue pela Avenida Cidade de Aveiro, Rua Almirante Afonso Cerqueira e Avenida Alberto Sampaio, chegando depois ao chafariz do Rossio.

O cortejo segue pelas avenidas 25 de Abril e Infante D. Henrique, pela Rua Alexandre Herculano e pela Avenida Calouste Gulbenkian antes de voltar ao Rossio, onde está instalada a tribuna do desfile.

As Cavalhadas continuam na Avenida António José de Almeida e na Rua 21 de Agosto, regressando de seguida à Rua Almirante Afonso Cerqueira, Avenida Cidade de Aveiro e Rua Campo dos Trambelos.