Geral

06 de 08 de 2022, 17:49

Diário

Vinhos do Dão e os recordes nas pontuações dadas por especialistas

Setenta e três vinhos da região alcançaram a pontuação de 90 ou mais pontos, num universo de 115 vinhos

Premios do vinho do dao

Fotógrafo: Igor Ferreira

Os vinhos do Dão estiveram em destaque na última edição da “Wine Advocate” e bateram recordes nas pontuações de Mark Squires, conceituado crítico de vinho da revista Robert Parker’s Wine Advocate. Setenta e três vinhos da região alcançaram a pontuação de 90 ou mais pontos, num universo de 115 vinhos.


“A energia na região hoje é sobre qualidade, e há um número crescente de produtores para admirar. As mudanças vieram na última geração e mais estão por vir. Se a mudança parasse por aqui, ainda precisaria conhecer esta região e os maravilhosos vinhos que produz. Mas não vai parar por aqui. Por melhor que seja a região hoje, conte com o tempo que irá ficar maior e melhor”, afirmou o crítico sobre a região demarcada do Dão.

O vinho que mais se destacou foi o Quinta da Pellada Carrocel 2018, com 97 pontos. “Simplesmente maravilhoso (…). Desenvolvendo-se bem, ainda é muito jovem e vibrante, mesmo que os taninos estejam principalmente maduros. Este vinho gracioso e maravilhosamente elegante depende do eufemismo e do frescor, mas quanto mais bebe, mais vai querer”, refere Mark Squires.

A Quinta da Pellada Muleta 2019 obteve 96+, enquanto o Primos Tinto, Ribeiro Santo Vinha da Neve Tinto e o Primus Quinta da Pellada forma pontuados com 96. Além destas pontuações, destacam-se 11 vinhos que obtiveram 95 pontos.

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, esta é a prova de que “os vinhos da região são de grande qualidade e que expressam de forma significativa o terroir único do Dão”. Arlindo Cunha não deixou de elogiar o trabalho desenvolvido na região. “Os nossos produtores continuam a dedicar-se de forma exemplar à região e à produção de vinhos de excelência, por isso estas pontuações são mais do que merecidas”, disse.