Young man with tousled hair in a tan blazer looks confused while touching the back of his head.
Five professionals in suits and business attire pose for a group photo in a conference room, with a projection screen behind them.
Group of young actors posing on a multi-level rehearsal set with scaffolding, a red door, and hanging laundry in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Viseu: Autarquia ensina população a recolher restos de lixo

Viseu: Autarquia ensina população a recolher restos de lixo

pub
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
10.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
10.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: Autarquia ensina população a recolher restos de lixo

A Câmara de Viseu vai distribuir cerca de 400 contentores e compostores de resíduos biológicos à população do concelho. A autarquia realizou no início desta semana a primeira ação de formação sobre compostagem doméstica no âmbito do programa RecolhaBio.

A iniciativa decorreu na Mata do Fontelo, no âmbito das ações de formação “Boas Práticas em Compostagem”, que decorrerão ao longo dos próximos meses. Os compostores de recolha de matérias orgânicas serão entregues aos participantes nas ações de formação.

“Desde há muito tempo que tentamos apostar, em termos ambientais, quer ao nível do parque arbóreo, quer ao nível da reutilização e reciclagem, para que Viseu tenha um lugar cimeiro, algo que se pode verificar pela qualidade de vida que possuímos”, disse o vereador do Ambiente, Pedro Ribeiro.

O tratamento representa “um custo elevadíssimo”, reconheceu o autarca, que defendeu o melhor tratamento dos resíduos.

Também o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, sublinhou a importância de projetos como a RecolhaBio para a qualidade de vida, saúde e sustentabilidade ambiental de Viseu.

Financiado pelo Fundo Ambiental, o programa RecolhaBio tem como objetivos a promoção de boas práticas no tratamento de biorresíduos e a redução da quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico.

Amiga do ambiente, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio. É uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.

pub
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Outras notícias

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Notícias relacionadas

Procurar