Geral

16 de 11 de 2021, 16:04

Diário

Viseu Dão Lafões avança com a segunda fase do Balcão Único do Prédio

Vão ser instalados 18 balcões de atendimento itinerante nos 14 concelhos que integram a região. Projeto conta com um investimento de 2,3 milhões de euros

bupi balcão único do prédio

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai avançar com a segunda fase do projeto do Balcão Único do Prédio (BUPi), que arrancou em junho deste ano.

Segundo a CIM, vão estar ativos 18 balcões de atendimento itinerante nos 14 concelhos que integram a região. Três desses balcões vão ser instalados em Viseu, enquanto Tondela e Castro Daire vão acolher dois balcões cada. Os restantes municípios terão um balcão cada.

Numa nota, a CIM Viseu Dão Lafões refere que a representação gráfica georreferenciada de propriedades “tem decorrido a bom ritmo” com Viseu, Tondela e Castro Daire no top 10 nacional de georreferenciações.

Segundo o organismo, cada balcão será composto por uma equipa móvel de cadastro constituída por dois técnicos que serão “responsáveis, num primeiro momento, pela realização de ações de sensibilização e esclarecimento junto das populações e proprietários e, posteriormente, pela itinerância dos balcões por cada uma das freguesias dos respetivos municípios”.

Isto, diz a CIM, vai permitir que ela e os municípios da região Viseu Dão Lafões “reforcem o conhecimento geoespacial que detêm, ao mesmo tempo que aumentam a sua capacidade de gestão e planeamento territorial, ganhando uma nova ferramenta que, entre outras finalidades, pode ser utilizada na defesa da floresta e da biodiversidade, assim como na proteção das populações contra incêndios”.

O anúncio foi feito no dia em que a entidade intermunicipal promoveu uma reunião de operacionalização do projeto BUPi no Auditório Municipal de Tondela, onde foi apresentada a metodologia de funcionamento das equipas móveis de cadastro responsáveis pela ativação dos balcões de atendimento itinerante.

O Balcão Único do Prédio em Viseu Dão Lafões resultou de uma candidatura da CIM ao programa Centro 2020, representando um investimento global superior a 2,3 milhões de euros.