Geral

16 de 12 de 2021, 12:31

Diário

Viseu Dão Lafões investe 500 mil euros para promover a igualdade

Já arrancaram as sessões do programa “+ Igual Viseu Dão Lafões”. Na primeira fase, o projeto da CIM irá identificar as necessidades de cada município relativamente às práticas de igualdade

viseu dão lafões + igual apresentação

Fotógrafo: D.R.

Já arrancou o projeto de igualdade “+ Igual Viseu Dão Lafões” da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A entidade reuniu na quarta-feira (15 de dezembro) com os catorze municípios da região, em Tondela.

A CIM, em parceria com os seus municípios, lançou e viu aprovada a candidatura aos fundos já este ano com um investimento previsto de cerca de 500 mil euros. Cada concelho assinou, em maio último, protocolos de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Em comunicado, a comunidade refere que a sessão de ontem no Auditório Municipal de Tondela “visou apresentar os desafios que este projeto acarreta, enquanto coletivo e a sua convergência com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com a participação de vereadores da Ação Social e outros dirigentes dos municípios.

A CIM lembra que o “+Igual Viseu Dão Lafões” pretende incentivar “a promoção da igualdade e não discriminação em toda a região, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, assente nos valores partilhados da solidariedade e da coesão social”.

“Este inovador projeto, que alberga todo o território, procura, através da experiência adquirida pela CIM em outras iniciativas desenvolvidas no âmbito da ação social, definir e implementar medidas intermunicipais capazes de adequar as políticas públicas de igualdade e não discriminação às necessidades reais do território de Viseu Dão Lafões”, acrescenta a nota.

A CIM explica que, na primeira fase, o projeto irá identificar as necessidades de cada município fazendo “um profundo diagnóstico relativo às práticas de igualdade”. Já numa segunda fase e em função dos resultados obtidos, serão desenvolvidos os planos municipais para a igualdade e não-discriminação acompanhados de propostas de intervenção.

Este projeto é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, ao abrigo do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Citado no comunicado, o presidente da comunidade intermunicipal, Fernando Ruas, defende que a CIM está a assumir “o seu papel de dinamizador de políticas públicas intermunicipais que induzem a uma nova cidadania, mais pró-ativa, inclusiva e respeitadora dos Direitos Humanos, contribuindo deste modo para a coesão social e para a redução de desigualdades no território”.

O também autarca de Viseu lembra que a CIM assume a inclusão social como uma das prioridades estabelecidas na estratégia para o próximo quadro financeiro plurianual até 2030.