Geral

25 de 05 de 2023, 15:32

Diário

Viseu: previsão de mau tempo adia concerto, mas cortejo dos 900 anos do Foral mantém-se

Início das comemorações da entrega há 900 anos Foral a Viseu está marcado para este sábado. Festejos do campeão e chuva antecipam desfile e cancelam programa da noite, explica Fernando Ruas

Fernando Ruas e João Paulo Gouveia

Os concertos e outras iniciativas previstas para as comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu foram adiados por causa das previsões de chuva, mas o cortejo histórico vai acontecer à mesma na tarde de sábado, anunciou a autarquia. O desfile arranca mais cedo do que o previsto para não coincidir com os festejos do campeão da Primeira Liga.
“Decidimos que o cortejo não pode ser nem durante, nem depois do jogo, então resolvemos antecipá-lo para as 15h30 e assim deverá terminar sensivelmente uma hora antes do início do jogo”, disse Fernando Ruas.

O percurso do cortejo mantém-se com saída do Fontelo às 15h30, seguindo pela Avenida Capitão Silva Pereira, Rua do Comércio e Praça D. Duarte até ao Adro da Sé. Numa parceria com o Município de Santa Maria da Feira, serão cerca de 200 os atores e figurantes – deste município parceiro, da Zunzum Associação Cultural, do Grupo Tribal e da comunidade local - que participam no desfile, o qual visa recrear o quadro social, político e religioso em torno da Rainha D. Teresa.

Sábado é o primeiro dia das comemorações dos 900 anos do Foral de D. Teresa concedido a Viseu, que se prolongam até 31 de outubro, data do nascimento, em Viseu, do rei D. Duarte.
O programa inicial contemplava, no final do cortejo, no adro da Sé, um espetáculo com a presença dos grupos Retimbrar e Sopa da Pedra, com os convidados Gira Sol Azul e Teresa Salgueiro.
“Tendo em conta as previsões de mau tempo e parece que vai chover mesmo, decidimos adiar o concerto da Teresa Salgueiro para um outro dia, que também tenha algum significado e será transferido para o Rossio”, adiantou Fernando Ruas.

Segundo o autarca, o resto do programa, “para já” mantém-se, embora este primeiro dia, sábado, tenha ficado “reduzido à abertura oficial das comemorações e ao cortejo” pela cidade, além da inauguração da exposição no Museu da Cidade especialmente preparada para celebrar a figura de D. Teresa. “O Foral de Viseu de D. Teresa. 1123_usos e costumes” é o título desta mostra de peças de vestuário e equipamento militar do século XII.