Bombeiros de Penalva do Castelo celebram 74 anos com iniciativas que terminam em setembro
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...
Os concertos e outras iniciativas previstas para as comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu foram adiados por causa das previsões de chuva, mas o cortejo histórico vai acontecer à mesma na tarde de sábado, anunciou a autarquia. O desfile arranca mais cedo do que o previsto para não coincidir com os festejos do campeão da Primeira Liga.
“Decidimos que o cortejo não pode ser nem durante, nem depois do jogo, então resolvemos antecipá-lo para as 15h30 e assim deverá terminar sensivelmente uma hora antes do início do jogo”, disse Fernando Ruas.
O percurso do cortejo mantém-se com saída do Fontelo às 15h30, seguindo pela Avenida Capitão Silva Pereira, Rua do Comércio e Praça D. Duarte até ao Adro da Sé. Numa parceria com o Município de Santa Maria da Feira, serão cerca de 200 os atores e figurantes – deste município parceiro, da Zunzum Associação Cultural, do Grupo Tribal e da comunidade local - que participam no desfile, o qual visa recrear o quadro social, político e religioso em torno da Rainha D. Teresa.
Sábado é o primeiro dia das comemorações dos 900 anos do Foral de D. Teresa concedido a Viseu, que se prolongam até 31 de outubro, data do nascimento, em Viseu, do rei D. Duarte.
O programa inicial contemplava, no final do cortejo, no adro da Sé, um espetáculo com a presença dos grupos Retimbrar e Sopa da Pedra, com os convidados Gira Sol Azul e Teresa Salgueiro.
“Tendo em conta as previsões de mau tempo e parece que vai chover mesmo, decidimos adiar o concerto da Teresa Salgueiro para um outro dia, que também tenha algum significado e será transferido para o Rossio”, adiantou Fernando Ruas.
Segundo o autarca, o resto do programa, “para já” mantém-se, embora este primeiro dia, sábado, tenha ficado “reduzido à abertura oficial das comemorações e ao cortejo” pela cidade, além da inauguração da exposição no Museu da Cidade especialmente preparada para celebrar a figura de D. Teresa. “O Foral de Viseu de D. Teresa. 1123_usos e costumes” é o título desta mostra de peças de vestuário e equipamento militar do século XII.
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...
10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é comemorado na região do Douro, em ano de título de Cidade...
“Do Vale à Pena” é o décimo disco lançado pelo grupo tradicional com raízes em S. Pedro do Sul. Um trabalho que assinala já quatro...