Geral

15 de 10 de 2021, 10:18

Diário

Protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis em Viseu

Preços da gasolina 98 em alguns postos de abastecimento da região de Viseu atingem agora no máximo os 1,999 euros por litro

posto de gasolina viseu genérico

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

Viseu vai receber este fim de semana protestos contra o aumento recente dos preços dos combustíveis, que atingiram esta semana um máximo histórico de 2 euros por litro na gasolina.

O Iniciativa Liberal (IL) vai dinamizar este domingo (17 de outubro) às 10h30 um desfile apeado em protesto na Avenida da Europa, protestando contra as subidas dos preços. A concentração terá lugar no parque junto à Rotunda Cibernética.

Em comunicado, o núcleo de Viseu do partido justifica o protesto também com as últimas decisões tomadas pelo Governo para tentar combater o aumento dos preços.

O executivo de António Costa tem vindo a apontar o dedo às margens das distribuidoras petrolíferas, tendo aprovado medidas que abrangiam a redução da margem de lucro em toda a cadeia de produção e a distribuição dos combustíveis fósseis contradizendo, diz a IL, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos que, por sua vez, argumenta que a carga fiscal contribui para a maioria dos preços praticados nas bombas de abastecimento com 63 por cento no preço da gasolina simples 95 e 58 por cento no gasóleo simples.

“Na prática, o governo socialista não só não baixou os preços como tem contribuído em parte maioritária para o aumento sucessivo do custo dos combustíveis, não cumpriu a promessa de 2016 de que o Imposto Sobre Veículos seria variável e ainda esta semana anunciou que também não vai mexer nos impostos”, lamentam os liberais.

O IL considera ainda que, caso as margens das distribuidoras sejam reduzidas, “o peso dos impostos no preço final vai ser ainda maior”.

O partido também alerta para os efeitos nos custos da logística de transportes e na inflação dos bens essenciais “penalizando uma vez mais quem menos tem”. O protesto em Viseu será feito, garante o IL, reivindicando “uma redução drástica dos preços”.

O protesto também é expresso nas redes sociais, onde já foram criados grupos de protesto contra o aumento dos preços, um dos quais pede uma “greve aos combustíveis” a começar esta sexta-feira (dia 15) e também nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro apelando assim a um boicote ao abastecimento. Este grupo já tem mais de 400 mil membros no Facebook.

Segundo um site da Direção-Geral da Energia e Geologia, os preços da gasolina 98 em alguns postos de abastecimento da região de Viseu atingem agora no máximo os 1,999 euros por litro.

Entretanto, os preços dos combustíveis poderão voltar a subir na próxima semana, avançam vários órgãos de comunicação social.