Geral

27 de 11 de 2021, 08:59

Diário

Visitas aos doentes podem sofrer alterações com novas medidas Covid

Aumento de casos de infeção levou o Governo a lançar novas medidas. Hospitais com novidades

Dia Nacional do Doente com AVC Unidade AVC Hospital Viseu

Uma das alterações já conhecidas, no que às visitas a pacientes internados no hospital diz respeito, é a obrigatoriedade de apresentar teste negativo, mesmo para as pessoas vacinadas. A mudança surge depois de o Governo ter anunciado que, a partir de 1 de dezembro, o país entra em estado de calamidade.

Face à evolução da pandemia em Portugal, o Governo definiu um conjunto de medidas preventivas, com o grande objetivo de travar o crescimento da pandemia.
Uma dessas medidas é a obrigatoriedade de apresentar teste negativo, mesmo para as pessoas vacinadas, nas visitas a hospitais, assim como a lares. Mas as mudanças podem não ficar por aqui. Tal como aconteceu no pico da pandemia, as unidades hospitalares podem entender que devem ser tomadas mais algumas medidas.

O Jornal do Centro sabe que no Centro Hospitalar Tondela-Viseu podem vir a ser analisadas algumas hipóteses, contudo, o CHTV já tinha definido vários procedimentos “apertados” aquando do regresso das visitas a 7 de outubro.

Na altura, a unidade hospitalar definiu que as visitas tinham que ser marcadas antecipadamente e o tempo foi encurtado (só acontecem entre as 14h00 e as 17h00). Cada doente pode ser visitado apenas por uma pessoa por dia, por um período de 20 minutos. No quarto apenas pode permanecer um visitante de cada vez e, preferencialmente, deverá ser sempre o mesmo visitante (familiar de referência), nos vários dias de internamento do utente. Regras que, para já, se mantêm em vigor.

Acompanhantes só permanecem no hospital na pediatria
Nos acompanhantes, as dinâmicas também devem seguir os mesmos procedimentos. Isto porque, em período de pandemia, já sofreram algumas alterações. Ao contrário do que acontecia, já não é possível a presença do acompanhante (pessoa de referência que prestas os cuidados mais diretos ao doente) e uma visita, passando apenas a uma pessoa no quarto e, preferencialmente, a pessoa de referência.

Uma vez que o tempo permitido dentro do quarto também foi reduzido, o acompanhante já não pode estar junto do doente das 12h00 às 20h00 ininterruptamente, como acontecia no período pré-pandemia.

A pediatria continua a ser o serviço onde o acompanhante pode permanecer com o paciente, inclusive pernoitar. Na pediatria estão crianças e jovens até aos 18 anos.