Geral

14 de 08 de 2022, 11:00

Diário

Voluntários vão recuperar habitações em Tondela a partir de segunda-feira

Voluntários da Just a Change vão permanecer até 28 de agosto para ajudar a reconstruir três casas degradadas do concelho. Intervenções vão beneficiar seis pessoas

just a change

Fotógrafo: D.R.

A associação Just a Change regressa a Tondela já na próxima segunda-feira (15 de agosto). Os voluntários vão permanecer até 28 de agosto para ajudar a reconstruir três casas degradadas do concelho.

As intervenções vão beneficiar seis pessoas, que vão passar em habitações com mais conforto e qualidade. A iniciativa, que vai decorrer durante duas semanas, será feita no âmbito do programa Camp In, que passa por vários concelhos do país.

A porta-voz da Just a Change, Constança Dias, explica que as casas intervencionadas ficam nas localidades de Fermentelos, Santiago de Besteiros e Caparrosa. “Vamos fazer obras profundas em todas as casas, incluindo dois telhados e duas casas de banho que vão ser construídas de raiz, bem como a ligação destas habitações que não têm WC à rede de esgotos e saneamento”, refere.

O trabalho será feito com a colaboração de cerca de 30 voluntários, “impactando assim a vida de seis beneficiários”. As obras, acrescenta Constança Dias, vão ser enquadradas “num protocolo com a Câmara Municipal, que é quem financia as nossas obras, finaliza os casos e depois faz o acompanhamento após a intervenção”.

A Just a Change já tem colaborado noutras intervenções realizadas na região, sobretudo em casas devastadas pelos incêndios de 2017. No ano passado, cerca de 40 voluntários reabilitaram quatro habitações também situadas no concelho de Tondela.

A Just a Change é uma instituição que se dedica a reabilitar casas de pessoas que vivem em situações de pobreza habitacional. Desde 2010, a associação reabilitou mais de 280 casas e 75 instituições, impactando a vida de mais de 5.000 beneficiários e mobilizando mais de 5.000 voluntários nacionais e internacionais.