Geral

25 de 11 de 2021, 09:55

Diário

Em Vouzela já é possível transformar fruta e hortaliça em fertilizante

Escola Profissional recebeu o primeiro equipamento de compostagem atribuído ao município na última quarta-feira. Ao todo, vão ser entregues 19 compostores

compostor vouzela

A Escola Profissional de Vouzela recebeu ontem (24 de novembro) um compostor doméstico da Câmara Municipal e da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.

Este foi o primeiro dos 19 compostores que foram atribuídos à autarquia pelo Planalto Beirão, com o objetivo de reciclar matéria orgânica como folhas, hortaliças, restos de folhas e mesmo restos de fruta e transformá-la em fertilizante natural para o solo.

O Planalto Beirão avançou com a entrega após ter visto aprovado uma candidatura ao programa “Biobairros - da Terra à Terra”, financiado pelo Fundo Ambiental.

O projeto disponibiliza aos municípios “financiamento para a implementação de soluções de separação e reciclagem na origem”. Os restantes equipamentos serão distribuídos brevemente pelo concelho.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira e o vereador do Ambiente, Carlos Oliveira, além do secretário executivo do Planalto Beirão, José Portela, e do diretor da Escola Profissional de Vouzela, José Lino Tavares.

Rui Ladeira frisa que a compostagem representa “mais um passo no sentido da redução de produção de lixo, permitindo uma maior sustentabilidade ambiental”.

“Trata-se de uma medida que vai de encontro a muitas outras que temos adotado no território, como por exemplo a instalação de ecopontos em todas as localidades do concelho ou as campanhas de sensibilização nas escolas e dirigidas à comunidade”, afirmou na sessão de entrega.