No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A população de Vouzela recolheu mais de 14 toneladas de resíduos têxteis ao longo de 2021. Os números foram divulgados em jeito de balanço esta quinta-feira (20 de janeiro) pela Câmara Municipal.
Segundo o município, foram ao todo recolhidos 14.361 quilos durante todo o último ano no concelho em mais de uma dezena de contentores de recolha.
Os dados foram fornecidos pela H Sarah Trading, a empresa gestora de resíduos que mantém uma parceria com a autarquia de Vouzela desde 2014 e que mantém instalados 11 contentores para a recolha de roupa, calçado e brinquedos.
De acordo com a nota da Câmara, durante o ano passado, a recolha seletiva permitiu que “fossem desviados do aterro sanitário 12,44 toneladas de resíduos têxteis e as emissões de CO2 fossem reduzidas em mais de 51,70 toneladas”.
“Destas mais de 14 toneladas de resíduos recolhidos, 8.750 kg foram reutilizados, 3.700 kg tiveram como destino a reciclagem e 1.940 kg foram destruídos”, acrescenta o comunicado. Os meses com maior recolha foram janeiro, agosto e novembro.
“Em média, cada munícipe contribuiu com 1,36kg para a recolha seletiva de têxteis no concelho”, conclui a nota do Município de Vouzela.