Geral

15 de 09 de 2021, 14:25

Autárquicas'21

Autárquicas: Bloco alerta para falta de água e saneamento em Lordosa (Viseu)

Três aldeias da freguesia não têm acesso à rede pública. A candidata bloquista à Câmara, Manuela Antunes, diz que quem ali mora não vive com dignidade

bloco em lordosa 09 2021

As aldeias de Vilar de Lordosa, Sanguinhedo de Maçãs e Pouso Maria na freguesia de Lordosa, em Viseu, não têm acesso à água e ao saneamento básico. Quem o diz é a candidatura do Bloco de Esquerda, que visitou as três localidades no passado domingo (12 de setembro).

A candidata à Câmara, Manuela Antunes, diz que quem ali mora não vive com dignidade. “Fiquei um pouco escandalizada com o que vi porque uma coisa é ouvir falar e outra é perceber no terreno como as pessoas vivem no seu dia-a-dia com a falta de condições básicas como o saneamento e o acesso à água pública”, lamenta.

A bloquista diz que foi “realmente assustador” verificar a quantidade de pessoas que se queixam da falta de ligação.

“Estas pessoas precisam mesmo de viver com dignidade. Temos estradas que atravessam as povoações com tampas de saneamento básico, mas as casas não têm a ligação feita. Quem procura viver numa aldeia que não tem acesso a transportes públicos com horários condignos, não tem acesso à água da rede pública e não tem acesso ao saneamento básico?”, interroga.

Caso seja eleita para a Câmara, Manuela Antunes promete fazer do acesso ao saneamento básico uma prioridade do Bloco de Esquerda e critica o atual executivo.

“No século XXI, é inaceitável que uma câmara municipal como Viseu, que tem tantos recursos e usa como bandeira as boas contas, não investe a sério na qualidade de vida das suas gentes. Por isso, o Bloco vai aos sítios, ouve as pessoas e elas procuram-nos para falarem sobre os seus problemas. Toda a gente tem de ter acesso à água e ao saneamento público e, se estivermos na Câmara, esta será garantidamente uma das prioridades”, remata.

Segundo o Bloco, a Junta de Freguesia de Lordosa garante ter apresentado o assunto na Assembleia Municipal, mas ainda não obteve resposta.