Geral

14 de 05 de 2021, 16:53

Autárquicas'21

Autárquicas: Bloco quer acabar com maioria do PSD na Assembleia Municipal de Viseu

Garantia deixada pela cabeça de lista do partido ao órgão, Carolina Gomes. Ainda não é conhecido o nome do candidato à presidência da Câmara pelos bloquistas

Carolina gomes apresentada como candidata à assembleia municipal pelo bloco de esquerda

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) para a Assembleia Municipal de Viseu, Carolina Gomes, garante que quer acabar com a maioria absoluta do PSD neste órgão. Também pede mais transparência neste órgão e exige a divulgação das reuniões e das atas da Assembleia.

O repto foi deixado esta sexta-feira (14 de maio) na apresentação da candidata aos jornalistas na sede do Bloco de Esquerda de Viseu.

Ainda não é conhecida a restante lista candidata do partido à Assembleia Municipal, nem o candidato à presidência da Câmara. Os nomes deverão ser anunciados nos próximos dias.

Na sessão, Carolina Gomes assegurou que tudo irá fazer para defender as pessoas, os animais e o ambiente em Viseu.

“Com mais pessoas eleitas e sem maiorias absolutas, poderemos ter mais força e fazer mais diferença na defesa do ambiente, dos cursos de água e dos animais para os quais Viseu está longe de ser o melhor concelho para viver. Temos de pensar na mobilidade favorecendo os transportes públicos”, disse.

A bloquista acrescentou que o partido quer também fazer a diferença na defesa da cultura “para toda a gente” e também no combate às desigualdades que, considerou, se agravaram com a atual pandemia. “Os programas sociais de habitação não podem ser sinónimo de guetos”, afirmou.

Carolina Gomes disse ainda que a candidatura do BE também quer defender a “igualdade plena” em Viseu. “Continuam a existir preconceitos enraizados. As mulheres, as pessoas LGBTI+ e os afrodescendentes são ainda privados dos seus direitos fundamentais”, sustentou.

A candidata também questionou o porquê de as sessões da Assembleia Municipal não ficarem disponíveis para os cidadãos assistirem.

“Quantas pessoas sabem verdadeiramente o que se passa neste órgão? Porque não são as sessões da Assembleia transmitidas em direto? É promovida a participação dos cidadãos nas mesmas? Estão facilmente acessíveis todas as atas? No concelho de Viseu, as respostas a estas questões inclinam-se no sentido de uma menor transparência, uma menor exigência democrática e uma menor promoção sã da cidadania”, afirmou.

Por isso, Carolina Gomes referiu que uma das grandes bandeiras do BE nas autárquicas deste ano em Viseu passará por “pugnar por maior transparência, democracia e cidadania”.

Antropóloga e ativista social com participação em movimentos como o Já Marchavas, Carolina Gomes é atualmente redatora do site Interior do Avesso, ligado ao BE, e pertence às comissões coordenadoras distrital e concelhia de Viseu e à Mesa Nacional dos bloquistas.

Natural de Coimbra e residente em Viseu, a candidata tem-se assumido como ativista pelas causas do interior, dos direitos das mulheres e dos direitos humanos.

Nas últimas autárquicas em 2017, o BE teve 4,79 por cento dos votos para a autarquia viseense. O partido elegeu na altura uma deputada para a Assembleia Municipal, Catarina Vieira.