Geral

13 de 09 de 2021, 16:13

Autárquicas'21

Autárquicas: cartaz do Iniciativa Liberal vandalizado em Viseu. Candidato responde com ironia

Cartaz foi destruído com pinturas de cor azul e graffitis. Casos de vandalismo não param de aumentar a um dia do início da campanha oficial

cartaz-vandalizado-il-13-09-2021

O vandalismo nos cartazes autárquicos já chegou a Viseu. Um cartaz do Iniciativa Liberal (IL) no centro da cidade foi recentemente vandalizado com graffitis.

No cartaz, está escrita a frase “Dark Frame” e a foto do candidato está rodeada de tinta azul pela cara. A cabeça de Fernando Figueiredo também foi ‘pintada’ de azul.

Nas redes sociais, o candidato do IL já reagiu ao ato de vandalismo de uma forma irónica. “Grato pela dica estética. O cabelo, infelizmente, já não vou a tempo, mas prometo que vou pensar no bigode, se Fernando Ruas não me acusar de plágio”, escreveu no seu perfil do Facebook.


Cartaz do Bloco em Mortágua também foi vandalizado

Nos últimos dias surgiram mais outdoors vandalizados quando falta um dia para o arranque da campanha oficial para as eleições autárquicas, que é já esta terça-feira (14 de setembro).

Em Mortágua, um cartaz de campanha do Bloco de Esquerda foi igualmente destruído com a foto da cabeça de lista para a Assembleia Municipal, Ana Pardal, parcialmente cortada. As fotos de dois outros candidatos, Francisca dos Reis e Guilherme Mateus, também têm cortes no outdoor.

Numa nota publicada nas redes sociais, a candidatura do Bloco em Mortágua diz que esta já não é uma situação inédita. “Vandalizados mais uma vez. Seguimos em frente, sem medos”, respondeu o partido.

A candidatura bloquista condenou o ato, lembrando que “estes comportamentos não são dignos e retiram toda a dignidade de quem os pratica”. “Repudiamos todas e quaisquer atitudes que diminuam a democracia. Mais uma vez: Mortágua é a nossa casa e é democrática”, lê-se na nota.

Já são vários os casos de vandalismo de cartazes de campanha para as eleições autárquicas na região de Viseu. Na semana passada, a sede da candidatura do Chega à Câmara de Mangualde foi vandalizada com desenhos e um símbolo nazi. A cara de António Pais Silva, cabeça de lista do Chega, foi também tapada com tinta.

Já um cartaz da coligação PSD-CDS para as autárquicas em Castro Daire foi vandalizado com graffitis e desenhos diabólicos a ilustrar as fotos do candidato à Câmara, Paulo Almeida, e do candidato à Junta de Mões, Marco Andrade.

A 6 de setembro, foi conhecido o caso da destruição de um cartaz da candidatura do PSD em S. Pedro do Sul, na freguesia de Serrazes. O outdoor foi ‘preenchido’ com desenhos, frases e rasuras à volta das fotos dos candidatos, dos quais o candidato à Câmara, António Carlos Figueiredo, que aparecia com os olhos riscados.

Foi também conhecido o caso de um cartaz do Nós Cidadãos que ficou destruído em São Vicente de Lafões, no concelho de Oliveira de Frades. O outdoor ficou completamente destruído, restando apenas os pilares que o suportavam.