Geral

17 de 05 de 2021, 19:09

Autárquicas'21

Autárquicas: ex-autarca de Castro Daire começou a campanha com críticas ao executivo

Fernando Carneiro foi oficialmente apresentado esta segunda-feira como candidato do PS à autarquia onde já foi presidente

fernando carneiro cdaire ps autarquicas 2021

O candidato do PS à Câmara de Castro Daire nestas autárquicas, Fernando Carneiro, entrou na campanha a tecer críticas ao atual executivo PSD.

O antigo presidente da autarquia, que perdeu nas eleições de 2017 para o social-democrata Paulo Almeida, foi apresentado oficialmente esta segunda-feira (17 de maio) como candidato socialista para voltar a ocupar o cargo camarário.

Na apresentação que decorreu de forma digital, Fernando Carneiro acusou o executivo de Paulo Almeida de cometer “erros atrás de erros”. O socialista criticou Paulo Almeida por não cuidar do rio Paiva ao não colocar em funcionamento a nova ETAR do concelho castrense.

“A nova ETAR, para a qual aprovamos o projeto financiado e iniciámos a obra em 2017, continua sem funcionar com um atraso de dois anos. O compromisso contratual para estar pronta e funcional era para abril de 2019, mas, por exclusiva incompetência do atual executivo, o Estado está a assumir pesadas coimas que irão ter um impacto muito negativo no futuro dos apoios a atribuir ao nosso município, além dos gravíssimos danos ambientais”, alertou.

Fernando Carneiro lamentou ainda que o projeto que tinha deixado para a construção de um novo balneário das Termas do Carvalhal tenha sido colocado na gaveta. O candidato disse que as obras de construção das piscinas exteriores na estância termal não têm licenciamento.

“As Termas do Carvalhal já poderiam ter o tão necessário novo balneário. À data do meu último mandato, deixei esta obra com o projeto finalizado e aprovado pelas entidades, mas o atual presidente da Câmara preferiu direcionar os fundos de apoio ao turismo para o seu projeto de piscinas exteriores de água termal que, na verdade, não tem licenciamento para construir”, criticou.

Na sessão, Fernando Carneiro disse ter aceitado “os muitos desafios” que recebeu para entrar mais uma vez na corrida pelo município de Castro Daire porque entendeu que era preciso dar um “rumo certo” ao concelho.

O socialista garantiu que a sua única ambição é a Câmara de Castro Daire e que este é o projeto da sua vida, frisando ainda que também não se vai coibir de apontar o dedo ao Governo como já fez no passado.

“Tenho um projeto que será cem por cento articulado entre todas as freguesias, integrando as aldeias e as vilas e que assenta em dois eixos: o primeiro para viver, crescer e ser feliz, focado nos residentes e captação de novos habitantes, e o segundo para visitar, usufruir e voltar, um eixo focado no projeto turístico e na criação de fluxos de visitantes”, rematou.

Fernando Felício é o cabeça de lista do PS para a Assembleia Municipal em Castro Daire.

Foram ainda apresentados os 15 candidatos para a presidência das juntas de freguesia do concelho pelos socialistas para estas autárquicas: Manuel Pereira por Almofala, Pedro Duarte por Cabril, Sérgio Teixeira por Castro Daire, Paulino Bernardo por Cujó, Carlos Gouveia por Gosende, José Almeida por Mamouros, Alva e Ribolhos, José Ribeiro por Mões, João Oliveira por Moledo, Hélder Rodrigues por Monteiras, Zacarias Gomes por Parada de Ester e Ester, Manuel Silva por Pepim, Telma Pereira por Picão e Ermida, Maria João Cardoso por Pinheiro, Ricardo Aldeia por Reriz e Gafanhão e Isidro Gomes por São Joaninho.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PS obteve 44,16 por cento dos votos em Castro Daire. A coligação PSD-CDS acabou por venceu o ato eleitoral com 49,83 por cento, elegendo Paulo Almeida como presidente da Câmara Municipal.