Geral

16 de 04 de 2021, 12:21

Autárquicas'21

Autárquicas: ex-vereador de Cinfães não fecha a porta a novos projetos

Pedro Semblano fala de uma "saída natural" do executivo da Câmara após divergências

pedro semblano cinfães

O ex-vereador da Câmara de Cinfães, Pedro Semblano, diz que a sua saída da autarquia foi natural. O ex-autarca demitiu-se recentemente das funções no município liderado por Armando Mourisco.

Em causa, estarão quebras de confiança e uma exclusão do processo autárquico no concelho.

Em declarações ao Jornal do Centro, Pedro Semblano garante que nunca quis sair do executivo de Cinfães, mas assume que foi uma saída natural por divergências políticas que disse sempre existiram durante o seu mandato e também por divergências pessoais, “normais e muitas vezes por boas razões”.

“No caso das divergências pessoais, elas terão sempre surgido neste meu mandato e muitas vezes dispensavam-se as palavras e bastava apenas o olhar. Isso permitiu-nos sempre trabalhar com proximidade e com os resultados reconhecidos. Mas, com o aproximar do processo autárquico, algumas questões adensaram-se”, diz.

Pedro Semblano admite que a saída da Câmara não era desejada nem por ele nem pelo presidente Armando Mourisco, mas refere que este “foi o desfecho encontrado para esta situação”.

Fonte da Federação do PS de Viseu revelou ao Jornal do Centro que “houve quebras de confiança entre o vereador e o presidente” e que a relação entre Pedro Semblano e Armando Mourisco “foi-se degradando, todos os dias”. A mesma fonte acrescentou que Semblano “terá percebido que não ia fazer parte do projeto para as próximas eleições autárquicas”.

Quanto ao futuro, Pedro Semblano não fecha a porta a novos projetos autárquicos, mas refere que, por enquanto, ainda não há nada em concreto.

“Será o que tiver que ser. Não está nada em cima da mesa, porque isto é tudo muito recente. Não debrucei sobre esta possibilidade, mas como está no meu timbre e nunca virei as costas a desafios para defender e valorizar o nosso território, não deixarei de o fazer nunca. Veremos o que o futuro trará, mas não tenho nenhuma porta aberta porque não batei e não vou bater”, afirmou.

O ex-vereador acrescentou ainda que sempre trabalhou pelo território e no associativismo local e defendeu que os territórios do interior “merecem um olhar diferente e atento e não vou deixar de fazer isso seja em que função estiver”.

Para substituir Pedro Semblano, a Câmara de Cinfães passa a contar com Carlos Cardoso, que tomou posse na última quinta-feira (15 de abril). Era chefe de gabinete de Armando Mourisco. A seu cargo ficarão os pelouros que eram anteriormente tutelados por Pedro Semblano, incluindo as pastas de fundos comunitários, modernização administrativa, economia, desenvolvimento rural, emprego e turismo.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PS venceu as eleições em Cinfães com 75,36 por cento dos votos.