Geral

17 de 04 de 2021, 21:10

Autárquicas'21

Autárquicas: Hermínio Marques quer fixar pessoas em Carregal do Sal

A Câmara de Carregal do Sal tem cinco vereadores, três pelo PS, que preside à autarquia desde 2013, ano em que conquistou o município ao PSD pela primeira vez

herminio be carregal

O candidato à Câmara de Carregal do Sal pelo Bloco de Esquerda (BE), Hermínio Marques, disse que quer que as pessoas “fixem raízes” no concelho e garantiu querer ajudar que mais precisa.

“Quero que Carregal do Sal seja um sítio por onde se passa, mas também onde se fique, porque noto que as pessoas não se agarram à terra. Os alunos saem e não criam raízes e eu queria que eles criassem raízes”, destacou Hermínio Marques.

O candidato pelo Bloco de Esquerda a este concelho, a sul do distrito de Viseu, que apareceu em terceiro lugar nas listas do BE nas últimas eleições legislativas, pelo círculo de Viseu, admitiu que não quer que os jovens criem âncoras, “porque ninguém deve ficar amarrado, mas sim raízes para voltarem e fixarem-se na terra com as mais-valias que trazem dos estudos” que fizeram fora.

Hermínio Marques, natural do concelho, também saiu para fazer a sua licenciatura em Matemática na Universidade de Coimbra, e após anos a dar aulas, “um pouco por todo o país, como é apanágio dos professores”, acabou por efetivar em Carregal do Sal.

No concelho onde tem por objetivo “chegar a presidente da Câmara”, Hermínio Marques assumiu durante uma década “cargos de responsabilidade” na área da Educação, primeiro como diretor da escola secundária, depois oito anos à frente do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e, entretanto, tirou um mestrado em administração escolar.

“Quero abrir as portas da Câmara, porque o presidente tem de ouvir as pessoas, quero fazer projetos para as pessoas, arriscar e trazer para o concelho mais dinâmica e criar em emprego e ajudar as pessoas que mais precisam, sem ostracizar os mais fortes, mas estar do lado daqueles que a pandemia também mais afetou”, defendeu.

Consciente de que o Bloco de Esquerda, a que disse ter “aderido há pouco mais de um ano”, “não é um partido autárquico”, Hermínio Marques admitiu que “o facto de Carregal do Sal ter um deputado municipal bloquista dá muita força e motivação”.

“No distrito, só Carregal do Sal e Viseu têm um deputado municipal do Bloco de Esquerda, são os únicos que têm a força política representada e no último mandato toda a gente percebeu essa importância pelos problemas trazidos a público e a sua repercussão depois”, disse.

Neste sentido, o candidato disse estar “muito convicto de que é possível e, se não conseguir a presidência, pelo menos a vereador será possível chegar” e, com isso, defendeu, “estão a lançar-se sementes e a fazer-se o caminho”, já que o partido “tem menos vereadores do que deputados” a nível nacional.

“Sei que o desafio é complicado e é uma aventura enorme, mas pelas mensagens que recebo de apoio de muitos jovens e não só, as pessoas estão cansadas sempre dos mesmos protagonistas e das mesmas forças políticas e de não se sair desse marasmo em que o concelho”, assumiu.

A Câmara de Carregal do Sal tem cinco vereadores, três pelo PS, que preside à autarquia desde 2013, ano em que conquistou o município ao PSD pela primeira vez, sob a liderança do atual presidente, Rogério Mota Abrantes, e dois vereadores sociais-democratas.

O PSD apresenta às autárquicas o nome de Luís Fidalgo.