Geral

11 de 05 de 2021, 09:22

Autárquicas'21

Autárquicas: Iniciativa Liberal quer chegar à Câmara e à Assembleia Municipal de Viseu

Partido quer eleger um vereador e também um a dois deputados municipais, assume o candidato Fernando Figueiredo

fernando figueiredo viseu coronel

O Iniciativa Liberal (IL) quer ter assento na Câmara e na Assembleia Municipal de Viseu. O objetivo foi traçado pelo candidato do partido à autarquia, Fernando Figueiredo, para estas autárquicas. Este será o primeiro combate político que o partido vai travar no concelho viseense.

Fernando Figueiredo, um coronel de infantaria na reforma que já foi deputado independente nas listas do CDS na Assembleia Municipal, lidera a lista liberal para a Câmara.

Em declarações ao Jornal do Centro, o candidato diz que o partido pretende “ter o melhor resultado possível na Câmara, nas juntas de freguesia e na Assembleia Municipal. No mínimo, tentaremos ter uma representação”.

“Gostaríamos de eleger um vereador para podermos ser ouvidos e gostaríamos de eleger também um ou dois deputados na Assembleia Municipal, onde também faríamos a diferença. Estes são os objetivos mais reais e concretos que temos em mente, até porque temos noção da máquina que temos e dos recursos que temos ao dispor”, afirma.

O IL já traçou um caderno com 100 medidas para Viseu que, entende Fernando Figueiredo, contrasta com outros candidatos que estão “sem ideias”. A isenção de IMI na recuperação de imóveis devolutos é uma das propostas dos liberais.

“É uma coisa simples e fácil de propor, de estudar e de quantificar o custo no orçamento camarário. Vamos estudar medidas alternativas para compensar a perda das receitas e estas são coisas fáceis de equacionar”, diz.

Fernando Figueiredo propõe ainda uma redução da taxa de participação municipal do IRS dos 4 para os 2 por cento até 2025. “É uma medida curta, mas alivia as pessoas e é um alívio para a carga fiscal com que os viseenses, enquanto contribuintes, estão sujeitos”, carateriza. Além disso, também propõe a criação de salas de estudo autónomas para os jovens abertas 24 horas por dia ao longo do ano e um “apoio à efetiva integração das novas comunidades urbanas”.

A candidatura autárquica do IL em Viseu começou com polémica. O partido chegou a anunciar que a lista à Assembleia Municipal ia ser liderada por Bernardete Santos, que acabou por se retirar de cena depois de ter sido alvo de polémica por comentários alusivos à figura de Oliveira Salazar nas redes sociais.

Fernando Figueiredo diz que a ex-candidata teve mérito por se ter retirado da candidatura liberal.

“Hoje em dia, as redes sociais têm o seu peso. Houve umas afirmações que foram recolhidas das redes sociais relativamente à Bernardete sobre uma posição que possa ser entendida por alguns setores como mais salazarenta, o que levou a que houvesse alguma reserva. E, em função disso, muito questionada por estas questões, a Bernardete entendeu retirar-se. A decisão foi dela e o mérito de se ter retirado também é dela”, remata o candidato à Câmara.

Para liderar a lista à Assembleia Municipal, o Iniciativa Liberal escolheu o jovem médico Pedro Pereira.