Geral

20 de 07 de 2021, 12:56

Autárquicas'21

Autárquicas: José Manuel Rodrigues 'aprovado' como candidato do PSD em V. N. Paiva

Conselho de Jurisdição Nacional validou a escolha tomada pela distrital de Viseu, que acredita numa vitória no concelho em setembro

José Manuel Rodrigues Vila Nova de Paiva

O Conselho de Jurisdição Nacional do PSD validou a escolha de José Manuel Rodrigues como o candidato do partido à Câmara de Vila Nova de Paiva para as autárquicas de 26 de setembro.

A decisão foi tomada depois de ter desencadeado uma polémica que envolveu a distrital laranja de Viseu e a concelhia de Vila Nova de Paiva, que tinha apontado como candidato António Tavares, um nome que foi rejeitado pela distrital que escolheu o até há pouco tempo presidente da Assembleia Municipal eleito pelo PS em 2017.

Contudo, foi apresentada queixa ao Conselho de Jurisdição, que agora veio dar razão à distrital de Viseu. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da estrutura, Pedro Alves, diz que não esperava outro entendimento do órgão nacional.

“O Conselho de Jurisdição agiu na defesa dos interesses de Vila Nova de Paiva em encontrar um candidato que permitisse gerar uma alternativa aos 12 anos de governação do PS”, afirma.

Pedro Alves diz que a distrital procurou ouvir os militantes de Vila Nova de Paiva “de forma livre e aberta” ao contrário da Comissão Política de Secção, que, diz, elaborou a sua própria lista “como se tratasse de um clube de amigos”.

“Por isso mesmo, a Jurisdição teria de compreender todo o processo uma vez que a Comissão de Secção abdicou da sua prorrogativa de propor o candidato nos termos dos estatutos”, argumenta Pedro Alves.

Apesar do desentendimento, o presidente da distrital de Viseu desvaloriza a polémica e defende que o partido não vai sair beliscado eleitoralmente com este caso e vai conseguir recuperar a autarquia de Vila Nova de Paiva.

“Eu julgo que está muito clara a opção feita pelo PSD. Abrimos a participação de independentes nas listas. Tenho a perfeita consciência de que esta decisão foi a correta e que temos ao alcance uma vitória eleitoral. Temos todas as garantias”, acredita.

Pedro Alves diz ainda que o processo de escolha dos candidatos “decorreu de uma forma extraordinária”. “A adesão foi muito fácil porque há a expetativa de mudança e nós vamos mudar e ganhar”, vinca.

Nas autárquicas de 2017, o PS venceu as eleições em Vila Nova de Paiva com 57,67 por cento dos votos. O PSD obteve 33,48 por cento, em coligação com o CDS.