Geral

08 de 04 de 2021, 12:55

Autárquicas'21

Autárquicas: José Manuel Rodrigues é candidato do PSD em Vila Nova de Paiva

Presidente da Assembleia Municipal avança com candidatura depois de ter sido eleito pelo PS. Para já, mantém as funções

josé manuel rodrigues vila nova de paiva

O atual presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Paiva, José Manuel Rodrigues, é o candidato do PSD à Câmara local nas autárquicas deste ano. O nome foi anunciado na última quarta-feira (7 de abril) pela direção nacional social-democrata, aquando da apresentação de mais 53 candidatos laranja para as autarquias do país.

Nas últimas autárquicas em 2017, José Manuel Rodrigues foi eleito como presidente da Assembleia Municipal nas listas do PS, que governa atualmente a Câmara. Agora, vai concorrer, mas para a autarquia, pelo PSD. O candidato diz que, para já, vai-se manter com as mesmas funções.

O seu nome foi motivo de uma polémica que se acirrou entre a distrital do PSD de Viseu e a concelhia de Vila Nova de Paiva, que tinha apontado António Tavares para tentar retirar o PS da autarquia. Mas a distrital levou avante com o seu próprio candidato.

Em declarações ao Jornal do Centro, José Manuel Rodrigues diz que aceitou o convite do partido laranja “com toda a honra”. “Foi uma decisão tomada pelo PSD, que me convidou para eventualmente ser o candidato à Câmara. Aceitei o convite com toda a honra no sentido de me colocar à disposição da população para dinamizar e apresentar um projeto de desenvolvimento para o concelho”, afirma.

Questionado sobre se vai demitir do cargo de presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Rodrigues garante que não. “Neste momento, não me vou demitir até porque, em termos legais, não há qualquer situação que inviabilize o exercício da minha função para o qual fui eleito”, considera.

Também questionado se o passado com o PS pode prejudicá-lo nas urnas, José Manuel Rodrigues acredita que não.

“Sinceramente não espero porque, nas eleições autárquicas, a questão do partido não é fundamental e as pessoas conhecem-me. Sabem que fui uma pessoa independente e que sempre apresentei as minhas ideias pessoais no âmbito das funções que desempenhei até aqui. Mantenho-me na condição de independente e na minha autonomia”, remata o candidato do PSD.

Nas autárquicas de 2017, o PS venceu as eleições em Vila Nova de Paiva com 57,67 por cento dos votos, reelegendo José Morgado como presidente da Câmara. O autarca já abandonou este ano a autarquia para abraçar a candidatura à vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.