Geral

27 de 09 de 2021, 15:21

Autárquicas'21

CDS perdeu mais de metade dos votos em Viseu. Candidato assume derrota

Partido desceu do terceiro para o quinto lugar nos partidos mais votados em Viseu, tendo ficado com 2,02 por cento

Nuno Correia da Silva candidato do CDS à camara Municipal de Viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

O CDS perdeu mais de metade dos votos nestas autárquicas em Viseu, face às eleições de há quatro anos.

O partido, que teve Nuno Correia da Silva como cabeça de lista à Câmara, desceu do terceiro para o quinto lugar nos partidos mais votados em Viseu, tendo obtido 1.054 votos.

Nas eleições de domingo (26 de setembro), o CDS teve 2,02 por cento da votação e não conseguiu eleger nenhum vereador para a Câmara.

Os centristas também perderam o lugar que mantinham até agora na Assembleia Municipal. Em declarações ao Jornal do Centro, Nuno Correia da Silva assumiu a derrota.

“Nós apresentámos uma candidatura de ambição com vontade de ganhar a Câmara. Não ganhámos e perdemos votos, Viseu não quis e fez outra opção”, afirmou.

O candidato centrista atribuiu a sua derrota “às pessoas que quiseram a continuidade”. “Isso nós não podemos mudar e, se as pessoas querem continuidade, deve-se a isso e penso que esta é a explicação”, concluiu.

Nas assembleias de freguesia, o CDS conseguiu dois mandatos em Viseu, tendo perdido quatro em comparação com 2017. Nas eleições anteriores, o partido teve 2.442 votos ou 5,10 por cento.

Este ano, o CDS ficou atrás do Chega que ficou em terceiro lugar e do Iniciativa Liberal que foi a quarta força política mais votada em Viseu.

As eleições foram ganhas pelo PSD que, com Fernando Ruas, teve 46,68 por cento dos votos e conseguiu cinco mandatos na Câmara.

Já o PS de João Azevedo foi o segundo partido mais votado com 38,26 por cento da votação e quatro vereadores na autarquia.