Geral

17 de 04 de 2021, 10:17

Autárquicas'21

João Paulo Gouveia e Fernando Ruas? Sim, é possível

Há quem tenha questionado um eventual regresso de Fernando Ruas à autarquia e quem, de imediato, se ergueu contra aquilo que consideram ser um “retrocesso”. Nas hostes do PSD fazem-se contas a quem é o projeto vencedor

João Paulo Gouveia

Está quase desfeito o tabu em Viseu. João Paulo Gouveia está disponível para ser o candidato do PSD à Câmara de Viseu. O atual vice-presidente confirmou a sua disponibilidade para continuar o trabalho que foi iniciado no Viseu Primeiro. Agora, resta esperar que “os astros se alinhem” e que os restantes órgãos do Partido o aceitem. A palavra final será sempre de Rui Rio.

João Paulo Gouveia assumiu agora a vice-presidência com a morte de Almeida Henriques, vítima de Covid-19, e a subida de conceição Azevedo a presidente da autarquia.

Em surdina, começaram-se a criar movimentos para a sucessão de Almeida Henriques que foi anunciado como o candidato às eleições autárquicas deste ano e que iria completar o terceiro mandato.

Há quem tenha questionado um eventual regresso de Fernando Ruas à autarquia acompanhado por Pedro Alves e quem, de imediato, se ergueu contra aquilo que consideram ser um “retrocesso”. Nas hostes do PSD fazem-se contas a quem é o projeto vencedor.

O equilíbrio poderá passar por apresentar João Paulo Gouveia como candidato a Câmara e Fernando Ruas, que já liderou a Câmara de Viseu durante 24 anos, como o candidato à Assembleia Municipal. Assim, a associação dos dois nomes alavancaria o projeto “Por Viseu”.

A proposta da Comissão Política Concelhia, liderada precisamente por João Paulo Gouveia, seguirá para ser avaliada pela Comissão Distrital, liderada por Pedro Alves. Mas, cabe a Rui Rio, presidente do PSD, ter sempre a palavra final na escolha de candidatos nas capitais de distrito.


O vereador acompanhou desde o primeiro mandato Almeida Henriques. Contactado pelo Jornal do Centro, João Paulo Gouveia apenas disse que estava disponível para servir Viseu. Aos 44 anos, tem agora um novo desafio e quem está próximo do autarca diz que conta com o apoio quer nas freguesias quer do próprio executivo.

A confirmar-se a candidatura, será um confronto entre João Paulo Gouveia e João Azevedo, o candidato do PS, isto enquanto não são conhecidos os candidatos dos restantes partidos. Até agora, apenas só Chega anunciou a candidatura de Pedro Calheiros.