Geral

28 de 09 de 2021, 17:43

Autárquicas'21

Rescaldo/autárquicas: Cavernães para o PSD, Mundão para o PS. Tomada de posse ainda não tem data

Segundo a lei, a instalação dos novos órgãos autárquicos terá de ocorrer até ao 20.º dia posterior ao apuramento definitivo dos resultados eleitorais.

eleições autárquicas logo

A data para a tomada de posse do novo executivo de Viseu ainda não está definida mas, segundo a lei, terá de ocorrer até ao 20.º dia posterior ao apuramento definitivo dos resultados eleitorais.

O PSD saiu vitorioso da noite eleitoral de domingo e Fernando Ruas vai, assim, regressar a uma autarquia que deixou há oito anos. Consigo leva o atual número dois, João Paulo Gouveia, a empresária Mara Almeida, a encenadora Leonor Barata e o professor Pedro Ribeiro.

Já o PS liderado por João Azevedo conseguiu o melhor resultado de sempre no concelho de Viseu. Os socialistas conquistaram 38,26 por cento da votação, traduzida em 19.968 votos (menos 4 395 que o PSD) e quatro mandatos para o executivo camarário. Com João Azevedo seguem Marta Rodrigues, atual responsável pelo Centro de Emprego e Formação Profissional e o consultor Miguel Pipa. A incógnita está ainda se o quarto da lista, José Chaves, assume ou não o lugar de vereador em não permanência, uma vez que pertence aos quadros da PSP.

Ainda no rescaldo dos resultados eleitorais, no concelho de Viseu, tirando a freguesia sede, a maior votação do PSD foi conseguida em Cavernães (66,03%). A do PS foi em Mundão.

Mas há mais resultados que, de uma forma ou outra, surpreenderam. CDU e CDS ficaram sem representação na Assembleia de Viseu; enquanto o BE manteve e o CHEGA entrou logo à primeira.

E ao nível do distrito, o concelho de Resende foi o único do distrito onde o PS ganhou a câmara, mas a Assembleia Municipal ficou com maioria para o PSD. No entanto, como só socialistas têm mais juntas de freguesia, acaba por ser este o partido em maioria neste órgão autárquico.

Já em Vila Nova de Paiva, o PS também ganhou e ficou com dois mandatos, mas a oposição (PSD e Nós Cidadãos!) elegeu três lugares no executivo. Aqui, pode-se colocar a possibilidade de ser feita uma “geringonça” para dificultar a atuação do partido vencedor.
Os movimentos independentes, no distrito de Viseu, conseguiram 268 eleitos.