Geral

09 de 04 de 2021, 20:12

Infografias

Covid-19: índice de transmissibilidade está a subir

O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus em Portugal subiu para 1,02, com a incidência a aumentar também para 65,7 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias

taxa incidencia 9 de abril

O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus em Portugal subiu para 1,02, com a incidência a aumentar também para 65,7 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo dados oficiais divulgados pela Direção-Geral de Saúde.

Já a região centro a média do Rt é de 1, estando o seu verdadeiro valor compreendido entre 0,96 e 1,04 com 95 por cento de confiança, lê-se no relatório do Instituto Nacional Ricardo Jorge. Os resultados indicam uma tendência crescente de novos casos ao nível nacional e nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

De acordo com os dados disponíveis, observa-se uma tendência decrescente ou estável de novos casos de SARS-CoV-2 nas regiões Centro e Alentejo.

De acordo com a compilação feita dos números reportados pelas autoridades no distrito de Viseu, há três concelhos que estão acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, uma taxa de incidência que entra no risco vermelho.

Penalva do Castelo registou um surto numa família nos últimos dias; em Carregal do Sal nas últimas semanas foram reportados vários casos que agora estão a diminuir. Já em Cinfães, a autarquia contesta os valores que têm sido divulgados nomeadamente pela Direção-Geral de Saúde. Segundo a autarquia, ao dia de ontem, sexta-feira, o número de casos por 100 mil habitantes era de 93.