Geral

25 de 07 de 2021, 08:05

Lifestyle

“Momentos Naturais”, um domingo em família na Cria Verde

A ideia surge no seguimento de outros eventos realizados, fora das suas instalações, e que, devido à pandemia, foram cancelados

cria verde

Aliada ao conceito de tranquilidade, a CriaVerde, uma empresa de produção e comércio de plantas ornamentais, em parceria com a Pre - Pro Rent Events, cria “Momentos Naturais”, um projeto que se traduz num leque de eventos didáticos para todas as faixas etárias de modo a estimular “momentos de descontração e de lazer a que todos fomos privados”, revela Alice Marques, sócia da empresa CriaVerde.

A ideia surge no seguimento de outros eventos realizados, fora das suas instalações, e que, devido à pandemia, foram cancelados. “Era uma área em grande expansão e que parou completamente”, afirma.

Desta forma, dividido em oito eventos, Alice e Francisco Marques, consideraram a área exterior da sua empresa, onde procuraram “limitar o número de pessoas e, ao mesmo tempo, oferecer alguns momentos naturais”, disponibilizando esclarecimentos e uma formação mais personalizada.

Programadas as sessões tendo em mente o conceito “dia de família” ao domingo, estas são realizadas durante a manhã com o intuito de realizar um sonho em particular: promover um momento em família junto da empresa CriaVerde. “Era um sonho que nós tínhamos. Que as pessoas não nos procurassem como um supermercado, mas que venham à CriaVerde num momento em família".

Apesar da situação pandémica em que nos encontramos, Alice sentiu uma grande recetividade por parte das pessoas, onde a procura pelo conhecimento desta área tem crescido. “Sinto que antes as pessoas recorriam mais aos jardineiros, mas agora gostam de fazer este trabalho em casa. Penso que nem é por uma questão monetária, é mesmo porque se sentem bem a fazê-lo e querem aprender mais sobre isso”, completa.

E este “Momentos Naturais”, vieram para ficar? “Eu penso que sim, acredito que seja uma atividade muito gratificante. É uma forma das pessoas se distraírem e virem aqui para ter um momento natural, diferente, em família ou individualmente.



Eventos já realizados

Vasos Criativos - 6 de junho

Um evento dedicado exclusivamente às crianças e à sua imaginação, permitiu o envolvimento de diversas famílias, unindo-as através da pintura de vasos e da plantação de bolbos nos próprios vasos.

“Foi lindíssimo. Nós tivemos crianças entre os dois e os 14 anos de idade, que estariam acompanhadas pela família e o entusiasmo era igual. Foi mesmo muito bonito e gratificante”, explica Alice.

Iniciação à Arte Bonsai - 20 de junho

De origens chinesas, a atividade nasce com o propósito de aprofundar e aprender mais sobre a arte, podendo criar e manter, com recurso a métodos e técnicas específicas, uma pequena árvore - um Bonsai.

“A iniciação aos Bonsais foi muito interessante. Já para uma classe de pessoas mais adulta, nós quisemos mostrar às pessoas que fazer um bonsai é algo muito simples. Ao trabalharmos a parte aérea - a folhagem - e a parte das raízes, nós controlamos o crescimento da planta e fazemos dela o que queremos”, diz.

Música Orgânica - 4 e 5 de julho

Dividida em duas sessões, este evento acabou por se tornar particularmente especial, onde plantas e música articularam em harmonia. A atividade consistia em transformar o material para a plantação em instrumentos musicais.

De “portas abertas", a segunda edição deste evento recebeu a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, permitindo a realização de uma experiência única para os participantes e convidados.

“Quisemos mostrar que é possível fazer atividades um pouco à parte do que é só aprender a trabalhar com plantas. Assim, escolheu-se ferramentas, pedras, vasos, cordas e muito mais e começámos a fazer instrumentos”, explica Alice Marques.

Tendo como objetivo convidar a APCV, a própria revela ainda que, até ao momento, foi a sua atividade preferida. "Se na primeira edição foi interessante e as pessoas participaram, na segunda foi uma autenticidade tamanha. Eles estavam completamente felizes. Eu nunca tinha assistido a uma atividade com esta simplicidade e abertura. Queriam participar em tudo, sugeriram canções, tocavam.. foi algo mesmo muito bonito, a atividade que mais gostei”.

Cactos e Suculentas - 18 de julho

Para Alice, devido às condições meteorológicas, os cactos e suculentas são as plantas do futuro, o que se reflete na sua enorme procura. Desta forma, decidiram criar um workshop sobre a temática como resposta ao pedido de vários clientes.

“Agora fizemos um workshop sobre cactos e suculentas a pedido de muitos clientes, por ser uma planta em que as pessoas, hoje em dia, têm um grande interesse por diversas razões. Penso que será por ser a planta do futuro”, diz.



Estão previstos mais quatro eventos, tendo sido anunciado o próximo a decorrer dia 1 de agosto, onde convidam as pessoas a conhecer formas de fazer jardins suspensos através de diferentes materiais.

Alice explica que os restantes eventos estão ainda por definir, pois “pedimos sempre a opinião das pessoas - o que gostavam de aprender ou que fizessemos aqui. Desta forma, vamos respondendo a esses pedidos, em vez de fazermos uma programação do início ao fim”.