Geral

29 de 01 de 2023, 09:00

Cultura

A fuga em reflexão no novo ciclo do Cine Clube de Viseu

Ciclo “Fugir de Casa” arranca na próxima quinta-feira

Lobo e Cão cine clube

O Cine Clube de Viseu propõe filmes que fujam das zonas do conforto e de casa no mês de fevereiro. O ciclo “Fugir de Casa” arranca na próxima quinta-feira (2 de fevereiro) com “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão.

Vencedor de um prémio no Festival de Veneza de 2022, o filme relata a história de uma adolescente açoriana que começa a questionar o mundo à sua volta quando uma amiga chega do Canadá.

No dia 9 é exibido “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, apresentado numa cópia digital restaurada. Neste filme um rapaz de oito anos fica com o caderno de um colega de escola por engano e, com medo que o amigo vá ser castigado por não fazer os trabalhos de casa, sai de casa para devolver o caderno.

A 16 de fevereiro o Cine Clube apresenta “A Noiva”, de Sérgio Tréfaut, que mostra uma adolescente que foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh e acaba presa num campo de prisioneiros no Iraque. Viúva, mãe de dois filhos e grávida de um terceiro, será julgada pelos tribunais iraquianos.

No dia 23 será exibido um clássico, “Rostos” de John Cassavetes, também exibido numa cópia restaurada e que relata a vida de um casal que se separa e se encontra com pessoas diferentes.

As sessões estão agendadas para as 21h00 das quintas-feiras no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, no Fontelo.