Geral

19 de 03 de 2023, 08:09

Lifestyle

Almanaque: sabia que as primeiras sessões do MFA realizaram-se em Viseu?

Principais acontecimentos registados no dia 19 de março, Dia do Pai, Dia Mundial do Artesão e Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos:

mfa

Fotógrafo: Arquivo RTP


1434 – D. Duarte concede uma tença anual a Fernão Lopes para redigir a Crónica Geral do reino e tomar o lugar de "guardador das escrituras" da Torre do Tombo.

1604 - Nasce D. João IV.

1634 - Morre, em Goa, o missionário jesuíta António de Andrade, primeiro europeu a atravessar os Himalaias e a descobrir as nascentes do rio Ganges. Tinha 54 anos.

1812 - A Constituição liberal espanhola "La Pepa" é jurada em Cádis.

1813 – Nasce o missionário inglês David Livingstone, explorador do continente africano.

1823 - O general Santa Rita derruba o imperador Augustin I e proclama a República do México.

1855 - A Escola Regional Agrícola de Viseu é transferida para Coimbra.

1876 - Reunião contra o Governo de Fontes Pereira de Melo, no Casino Lisbonense. A oposição propõe um processo criminal contra o Ministério.

1882 - É colocada a primeira pedra na igreja da Sagrada Família, em Barcelona, projeto do arquiteto catalão Antoní Gaudí.

1889 – Nasce D. Manuel, o último rei de Portugal.

1933 - O projeto de Constituição Política, de Oliveira Salazar, é aprovado em plebiscito, contando a abstenção como voto "sim". O texto estabelece os fundamentos da ditadura do Estado Novo.

1937 – O Papa Pio XI publica a encíclica “Divini Redemptoris”, de condenação do comunismo.

1944 - As forças nazis de Adolf Hitler ocupam a Hungria. À data, residiam perto de 725 mil judeus no país.

1948 – Fundação do Hot Clube de Portugal. Luís Villas-Boas assina a primeira ficha de sócio fundador, juntamente com o fotógrafo Gérard Castello-Lopes, o músico Artur Carneiro e Augusto Mayer.

1963 - A Argélia exige à França o termo das experiências nucleares no deserto do Saara.

1968 - Mário Soares é preso pela PIDE, sendo deportado sem julgamento para a ilha de São Tomé, após divulgar a um jornalista do Sunday Telegraph um caso de prostituição que envolvia membros do Governo e homens de negócios próximos do regime de Salazar.

1974 - Termina o embargo de petróleo aos EUA, decidido cinco meses antes pelos países árabes, em protesto pelo apoio norte-americano a Israel, na guerra do Yom Kipper.

1975 - Arranca a campanha de dinamização cultural do Movimento das Forças Armadas (MFA). As primeiras sessões realizam-se no distrito de Viseu.

1977 - É assassinado o Presidente do Congo, Marien N'Gouabi, na residência oficial, em Brazaville.

1978 - Tropas israelitas assumem o controlo dos territórios no Sul do Líbano.

1979 – Sai o primeiro número do Correio da Manhã, da Presslivre, dirigido por Vítor Direito, ex-diretor adjunto da Luta e antigo chefe de redação do República.

1984 - Portugal é admitido, como observador, na Conferência sobre Desarmamento de Genebra.

- O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e o dirigente de Cuba, Fidel Castro, apresentam as condições para a retirada das tropas cubanas.

1989 - As eleições Presidenciais em El Salvador dão a vitória a Alfredo Cristiani, 41 anos, candidato de direita.

1992 - O escritor português Miguel Torga recebe o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e é eleito Personalidade do Ano 1991 pelos correspondentes estrangeiros em Portugal.

1995 - O Partido Social-Democrata da Finlândia vence as eleições legislativas.

1997 – Chega a Baucau o novo bispo da diocese timorense Basílio do Nascimento.

1998 – É constituído o município de Vizela, o 306.º do país.

2001 - A Provedoria de Justiça propõe a atribuição de cinquenta mil euros (dez mil contos) de indemnização aos familiares das vítimas da queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de março.

- É encontrado o autocarro, arrastado na queda da ponte de Entre-os-Rios, a 120 metros a jusante.

2003 – É aprovado o Plano de Ação Florestal.

- O ex-presidente da companhia petrolífera francesa ELF, Loïk Floch-Prigent, assegura, ao Tribunal de Paris, que a empresa financiara a UNITA, com autorização do Presidente francês François Mitterrand.

2004 - Um juiz da Audiência Nacional de Espanha confirma a detenção dos cinco primeiros suspeitos dos ataques terroristas de 11 de março, em Madrid.

2006 – Morre, com 69 anos, Fernando Gil, filósofo português, autor de “La Logique du Nom” e “Mimesis e Negação”, Prémio Pessoa em 1993. O Governo português cria o Prémio Internacional em seu nome.

2007 - Portugal e Angola assinam memorando de entendimento para o reconhecimento mútuo de cartas de condução nos dois países.

- A ativista paquistanesa Muktaran Mai e o padre holandês Francisco Van Der Hoff recebem o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.

2008 - A Croácia reconhece a independência proclamada unilateralmente pela maioria albanesa na província sérvia do Kosovo a 17 de fevereiro, provocando a demissão imediata do vice-primeiro-ministro Slobodan Uzelac.

- Morre, com 78 anos, por eutanásia, o escritor belga de expressão holandesa Hugo Claus, apontado várias vezes como favorito ao Prémio Nobel da Literatura.

- Morre, com 86 anos, o ator britânico Paul Scofield, galardoado em 1966 com um óscar pela sua interpretação de Thomas More no filme "Um homem para a eternidade".

2009 – A Assembleia da República aprova o novo regime jurídico das armas e munições.

2010 – Cinco obras de artes de Matisse, Picasso, Braque, Léger e Modigliani, no valor de 500 milhões de euros, são roubadas do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris.

- Morre, aos 66 anos, o fundador do Banif, Horácio Roque.

2011 – Sob mandato das Nações Unidas a NATO inicia o bombardeamento aos aeroportos na Líbia que servem de apoio à Força Aérea.

2012 - Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas num colégio judeu de Toulouse. O responsável pelo tiroteio é a mesma pessoa que uns dias antes tinha assassinado três paraquedistas de origem magrebina.

2013 - Cerimónia de entronização do papa Francisco, no Vaticano.

- O parlamento cipriota rejeita o plano de resgate dos credores internacionais, que previa a aplicação de um imposto sobre depósitos bancários superiores a 20 mil euros.

2014 – A constituição do LIVRE como partido é aprovada pelo Tribunal Constitucional com a sigla L.

- Morre, aos 95 anos, Bob Strauss, um dos históricos líderes do Partido Democrata dos EUA, após uma vida dedicada à política, com destacados cargos nas administrações de Jimmy Carter e George H. W. Bush.

2015 - Portugal devolve 6,6 mil milhões de euros ao FMI, tendo concluído o primeiro pagamento antecipado do empréstimo pedido à instituição ao abrigo do resgate financeiro.

- Morre, com 98 anos, João Cotelo Neiva, geólogo e antigo reitor da Universidade de Coimbra.

2019 - Um tribunal de Maputo condena a ex-embaixadora Amélia Sumbana a 10 anos de prisão pelo desvio de cerca de meio milhão de dólares (440 mil euros) entre 2009 e 2015, quando estava à frente da embaixada de Moçambique nos EUA.

- Morre, aos 86 anos, Maurílio de Gouveia, arcebispo emérito de Évora.

- Morre, aos 93 anos, Marlen Khutsiev, cineasta russo (Geórgia), pai do cinema moderno soviético.

2020 – Covid-19: O Governo aprova medidas para cumprir o estado de emergência, que incluem o “isolamento obrigatório” para doentes com covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa, o "dever geral de recolhimento domiciliário" para toda a população e a generalização do teletrabalho.

- O Governo português suspende o pagamento da Taxa Social Única do mês de março.

- O Brasil anuncia o fecho de fronteiras a partir do dia 22 de março para nacionais da Europa, Austrália, vários países asiáticos e oito países da América do Sul.