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22 de 11 de 2021, 12:49

Lifestyle

Ambulância da base das Lajes chega ao Museu do Caramulo

Volkswagen Kombi de 1975 integra agora a coleção permanente do museu do concelho de Tondela

volkswagen kombi museu caramulo

O Museu do Caramulo incluiu na sua coleção permanente um Volkswagen Kombi de 1975 que chegou a circular na base militar das Lajes, nos Açores.

O anúncio foi feito esta segunda-feira (22 de novembro) pelo museu do concelho de Tondela.

O Kombi foi o segundo modelo produzido pela Volkswagen depois do carocha. Segundo o Museu do Caramulo, o carro produzido no formato de pão de forma pertence à segunda geração do modelo lançado em 1950 e que foi produzido entre 1967 e 1979.

“É seguramente o veículo comercial que mais tempo esteve em produção nas suas múltiplas configurações, tendo as últimas 1.200 unidades a nível mundial sido produzidas recentemente no Brasil, no ano de 2013, pondo fim a um ciclo de 63 anos de história”, pode ler-se no comunicado.

Com um motor traseiro refrigerado a ar e uma capacidade de carga standard de 960 quilos, chegando aos 1.000 quilos de capacidade quando retirados os bancos traseiros, o Kombi “cumpria o seu desígnio de veículo capaz de desempenhar múltiplas funções, neste caso, o de ambulância”, acrescenta o museu.

O Kombi foi adquirido em 1975 pela seguradora A Mundial (posteriormente Mundial Confiança) “no âmbito da apólice do seguro de acidentes de trabalho dos cerca de dois mil trabalhadores civis ao serviço da Base Militar Americana das Lajes, e tinha como função assegurar um eventual serviço de evacuação de feridos naquela unidade militar”.

“A aquisição deste veículo deveu-se à insistência de vários colaboradores do Posto de Socorros da Base, uma vez que na época, o concelho da Praia da Vitória não estava equipado com ambulâncias, em nenhum dos seus sectores de apoio a vítimas, Saúde, Bombeiros nem Proteção Civil”, é contado.

A ambulância foi transferência em janeiro de 2003, por força do encerramento do Posto de Socorros da Base, sido transferida para o espólio da Fidelidade, que cedeu o carro ao Museu do Caramulo.