Geral

25 de 07 de 2021, 08:02

Lifestyle

Apanhou um escaldão e não sabe o que fazer?

Assim como outro tipo de queimaduras, também o escaldão é classificado segundo a sua gravidade por graus

escaldão

Como distinguir o tipo de escaldão, como tratar e ainda, como prevenir para que não volte a acontecer.

Os dias mais quentes do ano, até agora, já se fizeram sentir com os termómetros a subirem para lá dos 30 graus, com valores do índice ultravioleta extremamente altos. Se por um lado apetece ficar ao fresco de uma sombra, por outro também sabe bem respirar o ar puro, depois de nos encontrarmos tanto tempo fechados em casa.
O problema que surge é que, exatamente por ter passado tanto tempo sem exposição solar, a probabilidade de apanhar um grande escaldão é ainda maior do que nos outros anos. É por isso mesmo que é muito importante saber como deve tratar uma insolação, de forma a minimizar o desconforto. De relembrar também que a excessiva exposição ao sol está entre uma das principais causas de cancro de pele, em Portugal morrem mais de 400 pessoas por ano.

Não me protegi e apanhei um escaldão! E agora?
Um escaldão é uma queimadura provocada pela exposição ao sol e pelos raios ultravioleta. Mas é importante saber que nem todos os escaldões são iguais! Assim como outro tipo de queimaduras, também o escaldão é classificado segundo a sua gravidade por graus.
1º grau, o mais ligeiro, a pele adquire uma tonalidade rosa, que parece picar em algumas zonas. Regra geral: basta um banho de água morna e um bom hidratante para aliviar os sintomas.
2º grau, de intensidade média, requere mais cuidados com a pele, já que pode verificar algum inchaço, sentir dores intensas e ainda a formação de bolhas. Se é um destes casos, além de tomar um banho de água morna (que pode ser quase fria, mas jamais gelada), para aliviar o inchaço use compressas húmidas em água fria. Para além destes cuidados terá de recorrer a cremes específicos, sendo aconselhável procurar um farmacêutico.
3º grau, muito grave, destruição dos tecidos, a pele apresenta um tom muito vermelho, existindo inflamação que pode inclusive provocar febre. Se é o seu caso, poderá existir a necessidade de procurar ajuda médica, que, em casos graves, poderá prescrever, além de anti-inflamatórios, corticoides ou antibióticos.
No entanto, em todo o tipo de escaldão, há caminhos gerais a traçar, a começar por evitar a exposição da pele queimada ao sol. Convém também, evitar bebidas alcoólicas, estas aceleram a desidratação e aumentar o consumo de água. Para vestir opte por roupas largas de tecidos leves e macios.

Como evitar?
• Saia de casa nas horas em que o sol estiver mais baixo, reduzindo ou anulando as atividades ao ar livre entre as 10h e as 17h;
• Use chapéu, roupa de cor clara e óculos escuros;
• Aplicar protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, de factor igual ou superior a 30. Reforçar a sua aplicação ao longo do dia; na praia, de 2 em 2 horas ou sempre que sair da água;
• Proteja o seu cabelo e lábios com produtos adequados;
• Beber muita água e consumir legumes e frutas – aos bebés, é aconselhado o reforço de água quando alimentados com leite de fórmula; com leite materno, deverá ser a mãe a reforçar a sua ingestão de água.