Geral

06 de 11 de 2022, 09:00

Lifestyle

Carmo'81 recebe o regresso de uma banda histórica de Viseu

Os Bastardos do Cardeal vão voltar aos palcos a 26 de novembro

bastardos do cardeal novo

“A Natureza dá míscaros”. É assim que começa o programa de atividades do Carmo’81, em Viseu, para novembro. O espaço cultural propõe concertos, cinema, residência, cerâmica, conversa, festa, teatro e o regresso de uma banda que marcou o panorama musical da região.

A 26 de novembro, os Bastardos do Cardeal vão voltar aos palcos numa atuação marcada para as 22h30 e que conta também com a performance dos San La Muerte Cumbia Club na segunda parte da noite.

Os Bastardos do Cardeal formaram-se nos anos 80 e chegaram a partilhar o palco do Rock Rendez Vous com Xutos e Pontapés, Crise Total e Mão Morta, entre outras bandas.

Para este concerto, a guitarra fica a cargo de Ricardo Ramos dos The Dirty Coal Train. O concerto promete apresentar novas roupagens de músicas clássicas de punk e post-punk escritas em 1984, além de alguns temas mais recentes.

Já os San La Muerte prometem levar o público a ir até à Colômbia e aos sons dançantes da cumbia numa abordagem alternativa e bem ritmada pela banda que atua em palcos nacionais e internacionais desde 2018.

Antes, no próximo sábado (dia 12), o Carmo’81 recebe o Salão Piolho, que propõe uma mescla entre o cinema e a música. “O Homem da Câmara de Filmar”, de Dziga Vertov, é o nome do filme que vai ser exibido enquanto o músico Stereossauro toca ao vivo num cine-concerto marcado para as 22h00.

Já entre os dias 13 e 20, o espaço cultural da Rua do Carmo recebe uma residência artística dos músicos sul-americanos Arianna Casellas e Kauê Gindri, cujo resultado será apresentado ao público em dezembro. Os artistas farão pesquisa e criação artística sobre cantares tradicionais, profanos e sagrados, relacionados com rituais de celebração.

No dia 15, decorrerá a partir das 18h30 uma oficina de cerâmica orientada pela artista Liliana Velho, em que os participantes vão poder fazer a modelação de pequenas peças com diferentes pastas cerâmicas.

Já no dia 18, o quarteto Apophenia atua no âmbito do ciclo “Que Jazz é Este?”, às 21h30. Este grupo procura, nas suas atuações, mesclar “entre a improvisação totalmente livre e as composições sem instrumento harmónico, que pendem fortemente para a estética rítmica do jazz avant-garde contemporâneo”.

A 19 de novembro, decorre a partir das 19h00 uma conversa organizada pela companhia ArDemente, intitulada “Shakespeare e a Arte Drag”, com a participação da drag queen espanhola Hugáceo Crujiente. Às 22h30, atuam os DJ’s Muse of the Future.

No dia 22, Jorge Fraga organiza mais um serão teatral a partir das 22h00, com leitura comentada.