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A coleção permanente de automóveis do Museu do Caramulo foi reforçada com um carro Ford GT, produzido pela marca norte-americana.
A viatura agora exposta no espaço museológico do concelho de Tondela é uma de apenas 343 produzidas para a edição comemorativa GT Heritage Paint Livery Package, evocando as vitórias do modelo antecessor GT40 nas 24 Horas de Le Mans entre os anos de 1966 e 1969.
O carro conta com 550 cavalos que permitem uma velocidade máxima de 330 quilómetros/hora.
A produção do Ford GT começou em 2004 em Wixom, no Michigan, e durou apenas dois anos, tendo sido produzidas 4038 viaturas. O modelo apresentava uma série de novidades, quer para a época quer para a Ford, incluindo os painéis de carroçaria em alumínio e a consola central em magnésio, entre outras.
O GT é considerado o sucessor do Ford GT40. O modelo original foi concebido em resposta à vontade de Henry Ford II em competir na prova de resistência das 24 Horas de Le Mans.
Com o objetivo de suplantar os carros italianos, a Ford iniciou o desenvolvimento de um novo automóvel com 40 polegadas de altura (pouco mais de um metro), batizado de GT40.
Na viragem do milénio, a Ford apresentou o protótipo do novo GT, desenhado por Camillo Pardo e com fortíssimas semelhanças em relação ao modelo original, num traço que evoca não só as suas linhas como também o seu carácter competitivo.
Devido a uma questão legal relacionada com os direitos sobre o nome GT40, o carro ficaria conhecido simplesmente como Ford GT.