Geral

28 de 05 de 2021, 17:03

Lifestyle

Confraria de Saberes e Sabores da Beira com irmãos já em 22 países

Reportagem única para descobrir na sua revista VI em www.viseuinternacional.pt

Confraria de Saberes e Sabores da Beira

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Gra?o Vasco” foi criada a 19 de abril de 2002 e, desde enta?o, tem preservado a cultura da Beira Alta na nossa regia?o, mas tambe?m um pouco por todo o mundo.

Sa?o quatro os patronos da confraria viseense. Gra?o Vasco, pintor do renascimento portugue?s; Infante D. Henrique, o pri?ncipe portugue?s responsa?vel pelos descobrimentos, que se traduz atualmente na dia?spora, isto e?, nas diversas comunidades de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo; Mestre Aquilino Ribeiro, escritor do se?culo XX oriundo de Sernancelhe que da? o nome oficial a?quele que e? conhecido na cidade de Viseu como Parque da Cidade, e ainda Augusto Hila?rio, poeta e fadista do se?culo XIX natural de Viseu.

Ale?m do papel vital na conexa?o das comunidades portuguesas no estrangeiro, da qual resultou, por ac?a?o da confraria, a geminac?a?o das ca?maras de Viseu e do Rio de Janeiro, a Confraria e? responsa?vel pela publicac?a?o de diversos livros, tanto de gastronomia da regia?o como de prove?rbios e contos beira?os, a realizac?a?o de eventos gastrono?micos e a divulgac?a?o musical atrave?s da Tuna Sabores da Mu?sica.