Geral

03 de 10 de 2021, 08:36

Lifestyle

Confraria Grão Vasco apresentou o livro “Baú de Encantos”

Odete Madeira, a autora da obra juntamente com Rui Figueiredo, é confreira e faz parte do Almoxarifado da Confraria Grão Vasco

confraria

“Baú de Encantos” é o último livro publicado pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, da autoria de Odete Madeira e Rui Figueiredo, com a capa e as ilustrações do da autoria de Armanda Barros.

O livro é, acima de tudo, um minucioso trabalho de recolha, que retrata os saberes e sabores da literatura oral, numa viagem pelas ditos populares, tradições e genuinidades das gentes da Beira.

A apresentação era para ter sido efectuada no início deste ano de 2021, mas devido à pandemia só agora aconteceu. Contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, bem como do presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, tendo em conta que a publicação deste livro contou com o apoio do Programa Viseu Cultura 2020 – Linha Revitalizar da Câmara Municipal de Viseu.

Na presença de inúmeros confrades, Adelino Monteiro, delegado da Ordem dos Engenheiros - Delegação de Viseu, fez a apresentação de José Marques Albuquerque, docente da Escola Alves Martins e doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, que dissertou sobre a temática do livro. Este destacou a organização, o ordenamento e os detalhes do livro, que comparou a outras obras escritas por pensadores, que retrataram a literatura oral de outras épocas, salientando a sua importância para ‘memória futura’ da tradição oral portuguesa e beirã.

O Almoxarife da Confraria Grão Vasco, José Ernesto Silva, agradeceu aos autores o contributo dos autores para aumentar o acervo de livros já editados pela Confraria, perto de duas dezenas, bem como a sua relevância para a cultura tradicional, popular e beirã.

Odete Madeira, a autora da obra juntamente com Rui Figueiredo, é confreira e faz parte do Almoxarifado da Confraria Grão Vasco.