Geral

19 de 03 de 2023, 09:30

Lifestyle

Crianças pintam casas para morcegos em quinta de Nelas

Cerca de 40 crianças irão pintar dezenas de casas na Quinta da Teixuga. Morcegos ajudam a minimizar danos nas vinhas

Caminhos Cruzados

Fotógrafo: Facebook/Caminhos Cruzados

A Quinta da Teixuga, em Nelas, recebe na segunda-feira (20 de março) cerca de 40 crianças do concelho que irão pintar dezenas de casas para morcegos nesta exploração vinícola do Dão.

Os alunos da escola primária de Nelas irão participar na iniciativa organizada pela marca Caminhos Cruzados, que visa acolher morcegos que ajudam a minimizar os estragos nas vinhas comendo traças.

“Para que possam habitar junto das culturas, vão ser instaladas caixas abrigo ao longo da quinta e, em troca, os morcegos ajudarão a combater as pragas de forma natural e sustentada. Como resultado desta parceria espera-se uma redução da necessidade do uso de pesticidas, frutos mais sãos e a recuperação da vida biológica dos solos e da fauna existente”, refere a Caminhos Cruzados.

A autora do livro infantil “A culpa não é dos morcegos”, Assunção Duarte, estará no local para falar da importância deste animal.

Esta iniciativa ocorre no âmbito do projeto de sustentabilidade da Caminhos Cruzados, que prevê ainda um “ambicioso projeto” de defesa do meio ambiente com a plantação de um bosque com dez diferentes espécies da região.

A empresa traçou um plano para a gestão agroecológica da Quinta da Teixuga, com intervenção na vinha, nos espaços florestais e naturais, reduzindo ao mínimo ou eliminando o uso de herbicidas e fitofármacos, criando vinhos verdadeiramente ecológicos.