Diogo Paredes

11 de 02 de 2024, 17:01

Lifestyle

Dia de São Valentim: As 1001 maneiras de tornar este dia especial

No dia de São Valentim, nada melhor do que surpreender a sua cara-metade com um programa fora do comum

Bombons Delícia Chocolataria CR: Delícia Chocolataria

Fotógrafo: Delícia Chocolataria

Quer seja numa ida ao cinema ou um passeio na natureza, com um jantar romântico ou um ramo de flores, nada melhor do que surpreender o seu par durante este dia. Deixamos-lhe aqui seis ideias do que fazer no Dia dos Namorados.

P.S. Caso esteja solteiro ou solteira, não se preocupe. Estas atividades também são para si. Afinal de contas, antes de qualquer amor, deve estar o amor-próprio.


Chocolatarias

O que é que um Coulis de kiwi, um Coração Recheado de chocolate ruby e framboesa e um Coeur Framboise de chocolate branco e framboesas e ganache de framboesa têm em comum? Podem provar qualquer um deles a poucos metros do Rossio de Viseu. Quer escolham visitar a Delícia Chocolataria, na Avenida Alberto Sampaio, a chocolataria Leonidas, na Rua Cónego Martins, ou a chocolataria Arcadia, na Rua Alexandre Lobo, podem sempre deliciar-se em pequenos sonhos feitos de chocolate. No Dia de São Valentim, nada melhor do que levar a sua cara-metade por um roteiro onde possam saborear dezenas de bombons diferentes.

Cocktails

Para os amantes de um bom assento, uma luz ambiente que aqueça o espaço e um cocktail para degustar com o seu par, o Old Fashioned, no largo Pintor Gata é o sítio a visitar. Poderá pedir o seu cocktail de eleição, ou deixar-se surpreender pela novidade da noite do Dia dos Namorados, o cocktail “P.S. I Love You”. Ao final de um dia em grande com o seu par, nada melhor do que acabar a noite a beber um drink na zona histórica da cidade. Quem sabe, talvez lhe apetece depois dar um salto a uma discoteca para um pézinho de dança.

Patinagem no Gelo

Quer mexer-se um bocado e fazer uma atividade diferente com a sua-cara metade, algo que permita exteriorizar a energia acumulada? Nada como irem patinar para a pista do Palácio do Gelo. Calçar os patins não é problema e patinar no gelo também não é obstáculo. Os mais aventureiros poderão arriscar uma pirueta. Os mais tímidos, que estejam a patinar pela primeira vez, têm vários “pinguins” e “baleias” que servem de apoio enquanto patinam. Entre corridas, piruetas, escorregadelas e alguns tombos, a pista de gelo é perfeita para momentos que ficarão gravados para toda a vida. Ou que pelo menos sirvam para muitos risos.

Parque São Pedro do Sul mais Termas

Querem passar um tempo de qualidade em contacto com a natureza e relaxar? Nada como um piquenique no Parque Urbano de São Pedro do Sul seguido de uma ida às Termas. No leito do espaço onde o Rio Sul se mistura com o Rio Vouga, o Parque Urbano das Nogueiras, em São Pedro Sul, é o sítio perfeito para um almoço a dois em formato de piquenique. Muita sombra, relvado para um momento a dois relaxante a ouvir o som do rio e da natureza e mesas para comer. A paragem seguinte fica nas Termas de São Pedro do Sul, uns quilómetros mais a oeste. Aqui, podem desfrutar de massagens corporais de relaxamento, com pedras quentes ou duches com massagem, além de vários tratamentos cosméticos. Os mais curiosos podem aproveitar e realizar o circuite termal, onde têm a oportunidade de experimentar vários serviços das Termas.

Castelo de Penedono e Mosteiro de São João de Tarouca

Se a sua cara-metade é fã de História e de Arqueologia, o distrito de Viseu tem vários pontos que podem ser uma boa ideia no Dia de São Valentim. O Castelo de Penedono oferece a hipótese de uma viagem ao passado, numa altura em que as damas recitavam cantigas de amigo e os nobres partiam em caçadas e montarias. Das ameias do castelo é possível ver a vila de Penedono, uma paisagem que se estende pela Beira Alta, até onde a vista alcança. O Mosteiro de São João de Tarouca pode ser também um ponto de paragem no Dia de São Valentim. Localizado na encosta da Serra de Leomil, o mosteiro foi construído pela Ordem de Cister por volta de 1140. Com elementos de românico, gótico e um portal renascentista, o mosteiro conta ainda com o mausoléu gótico de Dom Pedro Afonso, filho de Dom Dinis.

Miradouro de São Salvador do Mundo

Se aquilo que a sua cara-metade mais adora é o contacto com a natureza, leve-a a ver a paisagem do Douro Vinhateiro no Dia dos Namorados. Em São João da Pesqueira, é possível visitar o Miradouro de São Salvador do Mundo. Deste miradouro é possível avistar a Barragem da Valeira e o histórico Cachão da Valeira. O trilho que leva a este miradouro é repleto por várias capelinhas que se erguem ao longo do monte, algumas delas remontando ao século XVI. O Miradouro de São Salvador do Mundo é, por isso, considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro.