Geral

25 de 03 de 2021, 17:45

Lifestyle

Do Convento ao Mosteiro, um passeio por Viseu

O Convento de S. Francisco é um dos poucos existentes no concelho e foi fundado em 1408

Imagem

Há muito para descobrir nos pequenos passeios higiénicos que pode fazer na sua área de residência e quem esteja pela zona de Viseu há um convento para descobrir em Orgens. O Convento de S. Francisco é um dos poucos existentes no concelho e foi fundado em 1408. Pertencente à ordem Franciscana, o convento foi considerado como um modelo de disciplina, muito querido e favorecido pelo povo, pelos prelados viseenses e pessoas nobres que lhe fizeram grandes doações.
E se quer continuar a conhecer um pouco dos “tesouros religiosos” passe também pela Igreja de Santo António agregada ao Mosteiro do Bom Jesus, no Largo Mouzinho de Albuquerque , bem no centro da cidade de Viseu. O Mosteiro do Bom Jesus foi fundado, em 1560, pelo bispo de Viseu D. Nuno de Noronha. No seu interior sentimos a envolvência da exuberância artística do barroco espelhado nos painéis de azulejos que retratam a vida de S. Bento e de Santa Escolástica, enquanto que no altar-mor, a talha dourada testemunha o apogeu da arte barroca. O mosteiro acolheu as primeiras monjas beneditinas provenientes do mosteiro de Ferreira de Aves (Sátão) em 1592, sendo estas responsáveis por alguns dos doces conventuais de Viseu, como por exemplo as castanhas de ovos.

Mais Notícias

16 de 04 de 2021, 17:14

Batidas e cantares tradicionais em

O espetáculo junta o som, o vídeo e a performance ao vivo. A parte sonora contará com música de Pedro Ribeiro, com batidas irregulares e ritmadas. À música, Carlos Correia juntou a poesia in...

16 de 04 de 2021, 17:04

Hipoglicemia

Se a vítima estiver inconsciente não lhe deve dar nada a beber. Deve, sim, colocar uma papa de açúcar no interior da boca (bochechas)