Geral

20 de 08 de 2023, 09:00

Lifestyle

Documentário de realizador de Vouzela finalista em festival de cinema

Documentário "Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal", produzido pela Rewilding Portugal e realizado por João Cosme, natural de Vouzela, foi selecionado como um dos 149 finalistas do Science Film Festival 2023

documentário joão cosme

Fotógrafo: Rewilding Portugal

O documentário "Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal", produzido pela Rewilding Portugal e realizado por João Cosme, natural de Vouzela, foi selecionado como um dos 149 finalistas do Science Film Festival 2023, festival de cinema científico da responsabilidade do Goethe Institut, de Alemanha.

O evento é um dos maiores do género a nível mundial, tendo passado por 20 países e tido mais de meio milhão de espetadores, estando ainda incluído na celebração da Década do Restauro da Natureza das Nações Unidas.

Segundo a Rewilding Portugal, o documentário lançado no final de 2020 lança a visão de um Grande Vale do Côa “mais selvagem, com ecossistemas mais completos e funcionais” e mostra o trabalho desenvolvido no projeto LIFE WolFlux, que visa a melhoria das condições de subsistência do lobo-ibérico em Portugal, principalmente a sul do rio Douro.

No total, foram enviados mais de 1.700 filmes para o Science Film Festival. A votação final acontece em dezembro e a entrega de prémios será feita em fevereiro de 2024. Até lá, os filmes finalistas vão ser transmitidos em diversos países e em sessões deslocalizadas. O documentário de João Cosme será exibido brevemente em Moçambique.

Em comunicado, a Rewilding Portugal revela-se orgulhosa por mais esta distinção de um documentário que “já foi nomeado para vários festivais de cinema nacionais e internacionais, tendo até já recebido prémios importantes”.

“Um reconhecimento que nos deixa orgulhosos e que coloca ainda mais exigência e responsabilidade no próximo documentário que vai estrear em 2024 sobre o Grande Vale do Côa e o nosso trabalho”, revela a organização. O próximo filme também terá realização de João Cosme e contará com a narração da atriz e ativista ambiental Ana Varela.