Premio Boas Praticas 1
Museu-do-Caramulo-1
Coworking 05
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Lifestyle » Em Oliveira de Frades, há pedras milenares que contam histórias

Em Oliveira de Frades, há pedras milenares que contam histórias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
04.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
04.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em Oliveira de Frades, há pedras milenares que contam histórias

Há pedras milenares em Oliveira de Frades que contam histórias fantásticas. Pelo concelho, explica-se a formação da humanidade e do país. Parta nesta aventura, começando por visitar o exemplar único do Dólmen de Antelas. Trata-se de um Monumento Nacional, tal a sua importância arqueológica, considerada um dos mais interessantes monumentos megalíticos do País. É que as pinturas decorativas patentes na câmara funerária, a preto e vermelho, são únicas. Foram descobertas em 1956. As pinturas e gravuras apresentam composições esquemáticas (geométricas), simbólicas (abstractas) e seminaturalistas (figurativas) de grande interesse.

Já na aldeia de Antelas há locais emblemáticos para visitar como a Quelha da Laje, a Fonte Velha, a Casa Grande ou a Capela da Sr.ª da Boa Morte. Aproveite e deixe-se encantar pelo perímetro florestal da Pedra da Broa. Nesta zona está localizada uma necrópole composta por diversos monumentos funerários de diferentes cronologias e tipologias. Destacam-se as 11 mamoas do Bronze que refletem mudanças nos rituais funerários e que estão localizadas na sua maioria no alto das cumeadas. O seu notável enquadramento paisagístico é em grande parte explicado por uma ligação entre os povoados e os monumentos funerários – a intervisibilidade entre o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos”.

A visita pode prosseguir por outros sítios arqueológicos, como o Afloramento Monumentalizado (local votivo e cerimonial) e o Afloramento com covinhas (lajes decoradas com algumas dezenas de covinhas de difícil datação e interpretação). Fenómeno geológico interessante é, também, o Geossítio “Filões de Quartzo”. Este projeto foi implementado com o intuito de dar conhecer todos estes sítios históricos, arqueológicos e geológicos, contribuindo ao mesmo tempo para a sensibilização das populações para a importância da sua salvaguarda.

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Outras notícias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Notícias relacionadas

Procurar