Geral

04 de 06 de 2021, 17:42

Lifestyle

Em Oliveira de Frades, há pedras milenares que contam histórias

Pelo concelho, explica-se a formação da humanidade e do país. Parta nesta aventura

Anta Oliveira de Frades

Há pedras milenares em Oliveira de Frades que contam histórias fantásticas. Pelo concelho, explica-se a formação da humanidade e do país. Parta nesta aventura, começando por visitar o exemplar único do Dólmen de Antelas. Trata-se de um Monumento Nacional, tal a sua importância arqueológica, considerada um dos mais interessantes monumentos megalíticos do País. É que as pinturas decorativas patentes na câmara funerária, a preto e vermelho, são únicas. Foram descobertas em 1956. As pinturas e gravuras apresentam composições esquemáticas (geométricas), simbólicas (abstractas) e seminaturalistas (figurativas) de grande interesse.

Já na aldeia de Antelas há locais emblemáticos para visitar como a Quelha da Laje, a Fonte Velha, a Casa Grande ou a Capela da Sr.ª da Boa Morte. Aproveite e deixe-se encantar pelo perímetro florestal da Pedra da Broa. Nesta zona está localizada uma necrópole composta por diversos monumentos funerários de diferentes cronologias e tipologias. Destacam-se as 11 mamoas do Bronze que refletem mudanças nos rituais funerários e que estão localizadas na sua maioria no alto das cumeadas. O seu notável enquadramento paisagístico é em grande parte explicado por uma ligação entre os povoados e os monumentos funerários – a intervisibilidade entre o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos”.

A visita pode prosseguir por outros sítios arqueológicos, como o Afloramento Monumentalizado (local votivo e cerimonial) e o Afloramento com covinhas (lajes decoradas com algumas dezenas de covinhas de difícil datação e interpretação). Fenómeno geológico interessante é, também, o Geossítio “Filões de Quartzo”. Este projeto foi implementado com o intuito de dar conhecer todos estes sítios históricos, arqueológicos e geológicos, contribuindo ao mesmo tempo para a sensibilização das populações para a importância da sua salvaguarda.