Geral

07 de 05 de 2023, 08:44

Lifestyle

Em Portugal, dia da Mãe está ligado ao mês de Maria

Durante vários anos, a data era o dia 8 de dezembro

virgem maria

Não há dia certo e o mais certo é que seja todos os dias, mas na realidade este ano o Dia da Mãe é este domingo, 7 de maio, porque o calendário português dita que a efeméride seja assinalada no primeiro domingo do mês de maio.

Porém, nem sempre foi assim. Durante vários anos, em Portugal, era o dia 8 de dezembro o instituído para comemorar-se o Dia da Mãe. Isto porque esta é a data associada, na tradição católica, à Imaculada Conceição. Mais tarde ficou maio, porque é o mês dedicado a Maria.

Mas o Dia da Mãe nasceu do outro lado do Atlâmtico, nos EUA.
Foi no ano de 1907 quando um movimento pela criação do “dia nacional das mães” atingia vários pontos do país. A ideia foi de Ann Resse Jarvis que, ao perder a sua mãe na Guerra Civil, percebeu que todas as mães eram merecedoras de uma homenagem. A campanha para instituir a data rapidamente ganhou asas e em poucos anos já se estendia a toda a América.
Em 1914, o 28.º presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson, institui o Dia da Mãe como feriado nacional, a celebrar-se no segundo domingo do mês de maio. Outros países como a Alemanha, Brasil, Canadá, Grécia, Japão, Suíça, Turquia, entre outros, também comemoram nessa altura.