Geral

07 de 05 de 2021, 12:36

Lifestyle

Encontros às cegas entre escritores, livros e leitores

Os interessados em aderir a esta iniciativa, podem consultar os enigmas no site do Teatro Viriato

livros

Até ao final do mês de julho, o Teatro Viriato continua a promover o gosto pela leitura através do projeto “Blind Book Date”, que proporciona ao publico encontros às cegas com livros escolhidos pelos artistas que integram a programação. Esta é uma iniciativa que conta com a curadoria de Susana Cardoso e é desenvolvida em parceria com as Livraria Leya/Pretexto e Poesia Incompleta.

Pedro Sousa Loureiro, Tiago Lima, Tânia Carvalho, Patrícia Portela e o Dr. Changuito são os artistas e convidados envolvidos neste trimestre. Cada um escolheu um livro para o qual foi redigido um enigma que de alguma forma lança pistas sobre a obra literária escolhida e que pode suscitar a curiosidade do público. Os interessados em aderir a esta iniciativa, podem consultar os enigmas no site do Teatro Viriato. Depois de conhecer as propostas, basta contactar a bilheteira do Teatro Viriato e referir qual o texto que mais despertou a sua curiosidade. Será a bilheteira do Teatro Viriato a fazer a ponte entre o leitor e as livrarias envolvidas.

Nas propostas sugeridas pelos artistas é possível encontrar diferentes géneros de literatura que vão desde ensaio, passando pela poesia e pelo romance.

Para Susana Cardoso, este projeto “é uma forma de colocar o público em diálogo paralelo com os artistas da programação” e ao mesmo tempo “fomentar a leitura”. “Fomentar a literacia no nosso país é um dos grandes objetivos desta iniciativa. Principalmente, numa altura em que se espalha tanta desinformação, nada melhor do que proporcionar às pessoas sugestões de leitura que as façam abrir horizontes”, refere Susana Cardoso.