Geral

26 de 01 de 2022, 12:25

Lifestyle

Exposição mostra as plantas que crescem em Viseu

Mostra “Atravessar a Paisagem”, concebida pela ceramista Liliana Velho e pelo fotógrafo Luís Belo, abre este sábado no Museu de História da Cidade

exposição atravessar a paisagem

Fotógrafo: D.R./Luís Belo

O Museu de História da Cidade, em Viseu, vai receber a partir deste sábado (29 de janeiro) a exposição “Atravessar a Paisagem”, concebida pela ceramista Liliana Velho e pelo fotógrafo Luís Belo.

Em comunicado, a organização da Miolo e Meio refere que a mostra foi construída com base em fotografias e pequenas peças de cerâmica com base nas plantas que crescem em Viseu.

Liliana Velho elaborou as mesmas peças, “umas são as próprias plantas embebidas em barbotina, outras são modeladas e inventadas a partir da observação botânica”, pode ler-se na nota.

E, também com as plantas, Luís Belo vagueou por diferentes locais “na procura de um habitat natural para cada peça”, tendo sido escolhidos locais como a Mata do Fontelo, o Monte de Santa Luzia e o Parque de Santiago. O fotógrafo acabou por tirar 28 fotografias.

“Os resultados desta colaboração apresentam-nos uma reflexão sobre a paisagem, a forma como nos relacionamos com ela, como a transformamos, mas, sobretudo, como somos transformados por ela”, explica a organização.

A inauguração está marcada para este sábado às 16h30 no Museu de História da Cidade de Viseu.

Na sessão, será ainda apresentada uma publicação que completa a exposição e que reúne textos de Rui Macarío Ribeiro onde o autor entrelaça pequenas narrativas inspiradas em saberes populares, plantas e história.

“É uma pequena publicação que conta, além dos textos, com uma fotografia que faz parte da exposição. É uma forma de os visitantes poderem levar para casa, ao adquirirem um exemplar, um pedacinho da ‘paisagem’ que viram”, refere a organização.

Antes, às 15h00, o biólogo Paulo Barracosa estará no mesmo espaço para uma conversa onde o público é convidado a atualizar os seus saberes científicos, percorrendo física e mentalmente o território e as suas plantas.

A 12 de fevereiro, decorrerá uma oficina de cerâmica com a orientação de Liliana Velho às 15h00.

Todas as atividades, que contam com o apoio do programa Viseu Cultura da Câmara Municipal, são de inscrição obrigatória e os interessados podem fazer reserva no site www.atravessarapaisagem.com.