Geral

01 de 05 de 2022, 09:00

Lifestyle

Feira Aquiliniana regressa a Sernancelhe em finais de maio

Este ano, a iniciativa terá mais um dia, coincidindo com a data do falecimento de Aquilino Ribeiro. Ao todo, vão estar presentes uma centena de expositores

feira aquilinana sernancelhe

Fotógrafo: D.R./Câmara de Sernancelhe

O Santuário da Lapa, em Sernancelhe, volta a receber em finais de maio a Feira Aquiliniana, recriando a época do fim do século XIX, tal como contada nos livros de Aquilino Ribeiro.

Este ano, a iniciativa terá mais um dia de realização, coincidindo com a data do falecimento do escritor. Ao todo, vão estar presentes uma centena de expositores. O evento está marcado para os dias 27, 28 e 29 de maio.

Em declarações ao Jornal do Centro, o vereador da Cultura e do Turismo da autarquia, Armando Mateus, explica que esta nova edição vai decorrer “num espaço único” e com o objetivo de “recriar uma feira que é relatada em toda a literatura de Aquilino Ribeiro”.

“Este ano, há uma novidade. A feira decorria sempre ao sábado e domingo, mas, como estamos a celebrar o falecimento de Aquilino Ribeiro no dia 27, esta feira vai ter um dia de antecipação que será dedicado um pouco mais à literatura e à figura de Aquilino, com um momento literário nos claustros do Santuário seguido de um momento musical”, revela.

Segundo Armando Mateus, na feira, não vão faltar expositores trazendo “todos os nossos produtos regionais, como o queijo da Lapa, o pão alvo, os enchidos, a doçaria, o doce Teixeira e as bolas de carne”, entre outras iguarias.

Armando Mateus adianta ainda que, durante o evento, está garantida toda a animação tradicional, “com animadores de circo, saltimbancos, andarilhos e jogos tradicionais como a malha e o pino”.

“Além disso, haverá também uma grande participação dos ranchos folclóricos e tocadores de concertinas”, conclui.