Geral

08 de 05 de 2022, 09:00

Lifestyle

Festival do Borrego Serra da Estrela vai decorrer em 30 restaurantes e hotéis

Evento vai decorrer no próximo fim de semana em nove concelhos da região, incluindo Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo

borrego serra da estrelsa

O segundo festival do Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) vai decorrer de 13 a 15 de maio e contará com a participação de cerca de 30 restaurantes e hotéis da região.

O evento é organizado pela Estrelacoop - Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, com sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, com o apoio dos municípios, para promover o borrego Serra da Estrela DOP, um produto endógeno da região, cuja carne é proveniente de borregos filhos de ovelhas típicas da região.

Segundo Joaquim Lê de Matos, presidente da Estrelacoop, o evento pretende valorizar e dinamizar um produto de “excelência”, junto do consumidor.

A primeira edição, em 2021, ficou marcada pelo sucesso e a organização pretende agora “ir um pouco mais longe”, com o envolvimento de nove municípios da região demarcada do borrego Serra da Estrela DOP: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Manteigas.

“Nós, Estrelacoop, dentro da nossa missão, somos o agrupamento gestor da DOP também do queijo, do requeijão e do borrego Serra da Estrela. E, obviamente, queremos alavancar e tornar este produto de excelência como um produto de atração turística e trazer mais pessoas, e que experimentem, porque o nosso slogan é ‘para muitos um novo sabor, para outros, sabe a tradição’”, disse o dirigente na apresentação do evento, no Museu do Pão, em Seia, que disponibiliza aos clientes pratos com o borrego que vai ser divulgado durante o festival.

Joaquim Lê de Matos adiantou que na primeira edição participaram 12 restaurantes e, este ano, a participação está “aproximadamente nos 30” restaurantes e hotéis da região da Serra da Estrela.

Referiu que restaurantes dos concelhos de Nelas, Manteigas e Fornos de Algodres, que não participaram na primeira edição, associaram-se este ano à iniciativa.

O responsável adiantou que existe uma plataforma denominada ‘borregoserradaestreladop.pt’ (https://borregoserradaestreladop.pt/) que designa todos os restaurantes aderentes, onde as pessoas podem ficar e o que podem fazer nos municípios da região.

O programa do evento a realizar nos dias 13, 14 e 15 inclui três ‘showcookings’, com chefes de cozinha de renome, que vão confecionar um prato com borrego Serra da Estrela em Lisboa, Oliveira do Hospital e Gouveia.

O presidente da Estrelacoop estima que o festival do Borrego Serra da Estrela DOP capte muitos visitantes para a região, incluindo espanhóis.

“O nosso sonho era: ‘se a Mealhada tem leitão, a Serra da Estrela poderá ter o borrego associado’”, disse. Na região estão atualmente 38 pastores a certificar borrego.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, valorizou a iniciativa em torno do borrego por ser “a confirmação da relevância deste produto” endógeno do território.

O autarca vaticinou que a segunda edição do evento “vai ter maior expressão” do que a anterior e atrairá “consumidores de fora, que virão ao território para degustar borrego DOP” e para o conhecerem melhor.

“Esta é mais uma âncora” para captar visitantes, disse, garantindo que “será um grande sucesso para o produto, para os produtores”.