Piscinas de Cabanões reabrem no Dia da Criança
Depois do interregno motivado pela pandemia, as piscinas do Complexo Desportivo Príncipe Perfeito espera receber milhares de pesso...
O segundo festival do Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) vai decorrer de 13 a 15 de maio e contará com a participação de cerca de 30 restaurantes e hotéis da região.
O evento é organizado pela Estrelacoop - Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, com sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, com o apoio dos municípios, para promover o borrego Serra da Estrela DOP, um produto endógeno da região, cuja carne é proveniente de borregos filhos de ovelhas típicas da região.
Segundo Joaquim Lê de Matos, presidente da Estrelacoop, o evento pretende valorizar e dinamizar um produto de “excelência”, junto do consumidor.
A primeira edição, em 2021, ficou marcada pelo sucesso e a organização pretende agora “ir um pouco mais longe”, com o envolvimento de nove municípios da região demarcada do borrego Serra da Estrela DOP: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Manteigas.
“Nós, Estrelacoop, dentro da nossa missão, somos o agrupamento gestor da DOP também do queijo, do requeijão e do borrego Serra da Estrela. E, obviamente, queremos alavancar e tornar este produto de excelência como um produto de atração turística e trazer mais pessoas, e que experimentem, porque o nosso slogan é ‘para muitos um novo sabor, para outros, sabe a tradição’”, disse o dirigente na apresentação do evento, no Museu do Pão, em Seia, que disponibiliza aos clientes pratos com o borrego que vai ser divulgado durante o festival.
Joaquim Lê de Matos adiantou que na primeira edição participaram 12 restaurantes e, este ano, a participação está “aproximadamente nos 30” restaurantes e hotéis da região da Serra da Estrela.
Referiu que restaurantes dos concelhos de Nelas, Manteigas e Fornos de Algodres, que não participaram na primeira edição, associaram-se este ano à iniciativa.
O responsável adiantou que existe uma plataforma denominada ‘borregoserradaestreladop.pt’ (https://borregoserradaestreladop.pt/) que designa todos os restaurantes aderentes, onde as pessoas podem ficar e o que podem fazer nos municípios da região.
O programa do evento a realizar nos dias 13, 14 e 15 inclui três ‘showcookings’, com chefes de cozinha de renome, que vão confecionar um prato com borrego Serra da Estrela em Lisboa, Oliveira do Hospital e Gouveia.
O presidente da Estrelacoop estima que o festival do Borrego Serra da Estrela DOP capte muitos visitantes para a região, incluindo espanhóis.
“O nosso sonho era: ‘se a Mealhada tem leitão, a Serra da Estrela poderá ter o borrego associado’”, disse. Na região estão atualmente 38 pastores a certificar borrego.
O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, valorizou a iniciativa em torno do borrego por ser “a confirmação da relevância deste produto” endógeno do território.
O autarca vaticinou que a segunda edição do evento “vai ter maior expressão” do que a anterior e atrairá “consumidores de fora, que virão ao território para degustar borrego DOP” e para o conhecerem melhor.
“Esta é mais uma âncora” para captar visitantes, disse, garantindo que “será um grande sucesso para o produto, para os produtores”.
Depois do interregno motivado pela pandemia, as piscinas do Complexo Desportivo Príncipe Perfeito espera receber milhares de pesso...
Comediante brasileira vai atuar na Aula Magna do Instituto Politécnico, durante a digressão em Portugal
Roupa, cartazes, bonés e autocolantes recordam antigas marcas nacionais ligadas ao mundo automóvel, além de expressões populares